Asian Le Mans Series: Christophe Tinseau/ Shinji Nakano vencem na estreia da categoria

A dupla Christophe Tinseau/ Shinji Nakano, num Pescarolo-Judd da Sora Racing, venceu neste domingo (31/10), a prova de estreia da Asian Le Mans Series, em Okayama, no Japão. A dupla Nicolas Lapierre/ Loic Duval, num Courage-ORECA-AIM da Oreca, terminou em 2º, seguida pela dupla Oliver Jarvis/ Christian Bakkerud, num Audi R10 da Kolles.

Na última, das três horas de prova, a liderança era do Lola-Aston Martin da Aston Martin Racing, da dupla Stefan Mucke/Harold Primat. Mucke fez rápido pit stop na parte final, mantendo a primeira posição. Contudo, com problemas na frente do carro, o alemão retornou aos boxes, faltando dez minutos para o fim da corrida, perdendo a liderança.

Apesar da dupla da Oreca ter perdido tempo em suas paradas, Tinseau tinha três segundos de vantagem sobre Duval, assumindo a liderança quando o Aston Martin entrou nos pits. Aos poucos o francês foi aumentando a vantagem sobre o compatriota vencendo, após 126 voltas, com 6s930 de frente. Jarvis/ Bakkerud completaram o pódio.

Mucke/ Primat terminou em 4º. Após saÁ­rem na pole-position, a dupla inglesa Jonathan Cocker/ Paul Drayson, chegou na 6ª posição. Após liderar a primeira meia hora de corrida, Cocker teve que entrar nos boxes, para colocar um novo nariz, perdendo três voltas. Os seis primeiros colocados pertencem a Classe LMP1.

O trio Jacques Nicolet/ Richard Hein/Matthieu Lahaye, num Pescarolo-Mazda da Oak Racing, terminou em 7º, vencendo na Classe LMP2.

Pela Classe GT1 vitória da dupla Atsushi Yogo/ Hiroyuki Iiri, num Lamborghini Murcielago do Japanese Lamborghini Owners’ Club. No geral foram 10º.

A dupla Dirk Muller/ Tom Milner, num BMW M3 E92 da Rahal/Letterman Racing, venceu na Classe GT2, sendo 11º no geral.

Amanhã (1º/11) acontece a segunda prova da rodada dupla, a primeira e única da temporada.
 
Grid:

1 – Drayson-Cocker (Lola-Judd) – Drayson – 1’19″143
2 – Tinseau-Nakano (Pescarolo-Judd) – Sora – 1’19″249
3 – Lapierre-Duval (Oreca-AIM) – Oreca – 1’19″548
4 – Mucke-Primat (Lola-Aston Martin) – Aston Martin – 1’19″747
5 – Cressoni-Noda-Albers (Audi R10) – Kolles – 1’20″165
6 – Jarvis-Bakkerud (Audi R10) – Kolles – 1’20″297
7 – Nicolet-Hein-Lahaye (Pescarolo-Mazda) – OAK – 1’23″790
8 – Wakisaka-Mitsuyama (Courage-YGK) – Tokai – 1’25″847
9 – Toullemonde-Da Rocha-Ibanez (Courage-AER) – Ibanez – 1’26″647
10 – Berville-Lemeret-Van Dam (Saleen) – Larbre – 1’29″827
11 – Yogo-Iiri (Lamborghini) – JLOC – 1’30″679
12 – Lieb-Henzler (Porsche 997) – Felbermayr – 1’30″847
13 – Yamanishi-Sakamoto (Lamborghini) – JLOC – 1’30″873
14 – Tanaka-Hiranaka (Ferrari 430) – Jimgainer – 1’31″283
15 – Ried-Holzer (Porsche 997) – Felbermayr – 1’31″515
16 – Muller-Milner (BMW M3 E92) – Rahal – 1’31″665
17 – Aoki-Fujii (Ferrari 430) – Daishin – 1’31″733
18 – Robertson-Robertson-Murry (Ford GT) – Robertson – 1’31″746
19 – Farnbacher-Simonsen (Ferrari 430) – Farnbacher – 1’31″877
20 – Kinoshita-Kageyama (Porsche 997) – KTR – 1’32″258
21 – Kojima-Hori-Kimura (Porsche 997) – Forme – 1’39″442
22 – Tsuzuki/Tsuchiya (Aston Martin) – Hitotsuyama – sem tempo
23 – Lee/Ma/Enge (Aston Martin) – HK – sem tempo

Final:

1 – Tinseau-Nakano (Pescarolo-Judd) – Sora – 126 voltas em 3h00m24s018
2 – Lapierre-Duval (Oreca-AIM) – Oreca – 6″930
3 – Jarvis-Bakkerud (Audi R10) – Kolles – 1 volta
4 – Mucke-Primat (Lola-Aston Martin) – Aston Martin – 2 voltas
5 – Cressoni-Noda-Albers (Audi R10) – Kolles – 4voltas
6 – Drayson-Cocker (Lola-Judd) – Drayson – 5 voltas
7 – Nicolet-Hein-Lahaye (Pescarolo-Mazda) – OAK – 10 voltas
8 – Toullemonde-Da Rocha-Ibanez (Courage-AER) – Ibanez – 10 voltas
9 – Wakisaka-Mitsuyama (Courage-YGK) – Tokai – 11 voltas
10 – Yogo-Iiri (Lamborghini) – JLOC – 13 voltas
11 – Muller-Milner (BMW M3 E92) – Rahal – 13 voltas
12 – Lieb-Henzler (Porsche 997) – Felbermayr – 13 voltas
13 – Tsuzuki/Tsuchiya (Aston Martin) – Hitotsuyama – 13 voltas
14 – Farnbacher-Simonsen (Ferrari 430) – Farnbacher – 13 voltas
15 – Ried-Holzer (Porsche 997) – Felbermayr – 14 voltas
16 – Tanaka-Hiranaka (Ferrari 430) – Jimgainer – 14 voltas
17 – Aoki-Fujii (Ferrari 430) – Daishin – 15 voltas
18 – Kinoshita-Kageyama (Porsche 997) – KTR – 17 voltas
19 – Robertson-Robertson-Murry (Ford GT) – Robertson – 18 voltas
20 – Lee/Ma/Enge (Aston Martin) – HK – 19 voltas

Volta mais rápida: Drayson-Cocker 1’21″735

Abnadonos:

Berville-Lemeret-Van Dam (Saleen) – Larbre – 82 voltas
Yamanishi-Sakamoto (Lamborghini) – JLOC – 38 voltas
Kojima-Hori-Kimura (Porsche 997) – Forme – 3 voltas