Audi DTCC: Ricardo Landi sai na pole position em Brasília

Depois de liderar a segunda sessão de treinos livres do dia, paulista voltou a ser o mais rápido no momento decisivo e abrirá a primeira fila ao lado de Elias Jr.

O paulista Ricardo Landi, bicampeão Brasileiro de Endurance que disputa sua primeira temporada completa na Audi DTCC, vai largar na pole position na primeira corrida da rodada dupla deste sábado no Autódromo Nelson Piquet, em Brasília. Na prova que é valida pela segunda etapa da temporada, a Audi DTCC chega ao palco da decisão do título do ano passado com um grid formado por 17 carros e diversos pilotos vindos de categorias como a GT3, GT4, Brasileiro de Marcas, Copa Clio, Porsche Cup e até mesmo Stock Car.

“Ainda estou me acostumando ao comportamento do meu carro com pneus novos, então tive um pouco de dificuldades para encontrar o limite na classificação”, disse Landi. “Mas, no automobilismo, é mais rápido quem erra menos, porque é impossível fazer uma volta perfeita. E hoje foi isso o que aconteceu comigo. Cometi um pequeno erro na primeira das três voltas rápidas às quais temos direito na classificação e como acabei sendo mais lento nas duas passagens seguintes, achei que não conseguiria a pole. Por isso essa resultado foi, de certa forma, uma surpresa”, declarou Landi.

Ao seu lado na primeira fila Landi terá a companhia do carioca Elias Jr., que lidera o campeonato depois de uma vitória e um terceiro lugar obtido na rodada dupla de São Paulo. Elias havia liderado dois dos quatro treinos livres desta sexta-feira em Brasília, e era um dos favoritos à pole position.

“Estamos correndo com 35 kg de lastro, em razão dos bons resultados do fim de semana de abertura da temporada. E esse peso extra, em um anel externo, compromete mais a performance do carro do que em um circuito misto. Mesmo assim temo conseguido ser rápidos e agora vamos para a corrida esperando uma disputa duríssima. Os motores da categoria são incrivelmente iguais, então não há muita chance para ultrapassagens”, comentou o piloto, vindo do Brasileiro de Marcas. Nesta temporada, ele divide o carro com o também carioca vindo da Fórmula Renault, Sérgio Alves.

Pole position na etapa de abertura do campeonato, Fábio Vianna vai largar na terceira posição na primeira corrida deste sábado em Brasília. Confirmando a boa fase que atravessa nas tomadas de tempo da categoria, Fábio ficou a um décimo de segundo da primeira fila, e espera brigar pelo pódio neste sábado.

“Em São Paulo o treino foi complicado por causa da chuva, mas hoje (sexta-feira) tivemos uma sessão normal, o que me deixou ainda mais feliz com este terceiro lugar. Consegui ser rápido nos treinos, mas sabia que seria difícil brigar pela pole. E por isso procurei, ao menos, estar entre os primeiros. Também acho que será difícil ultrapassar aqui sem contar com um erro do adversário, mas vamos para a corridas com expectativas muito boas”, encerrou Vianna.

A largada para a prova que abre a segunda rodada dupla da Audi DTCC está marcada para as 10h30 deste sábado. A segunda corrida começa às 13h. Veja como ficou o grid de largada para a primeira bateria:

1) Ricardo Landi, 1min10s645
2) Elias Jr. / Sérgio Alves, 1min10s806
3) Fabio Vianna, 1min10s904
4) Williams Farias / Adolpho Rossi, 1min11s003
5) Herberto Heinen, 1min11s033
6) Pedro Queirolo, 1min11s169
7) Alline Cipriane, 1min11s311
8) Marçal Melo / João Gonçalves, 1min11s388
9) Elias Azevedo, 1min11s484
10) Wagner Amorim, 1min11s525
11) Rennan Reis / Leandro Braghin, 1min11s527
12) Idenis Souza / Daniel Daroz, 1min11s530
13) Felipe Gama, 1min11s611
14) Antonio de Luca / Samuel Neto, 1min11s751
15) Rodolpho Toni / Mayara Bianchi, 1min11s839
16) Caê Coelho, 1min12s275
17) Marcelo Santanna / Christian Pons, 1min12s392

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *