Automobilismo Carioca: Exército transfere Vila Militar para o Ministério dos Esportes e viabiliza no

Evento aconteceu na manhã desta sexta-feira, e contou com a presença de diversas autoridades

O Exército Brasileiro efetuou na manhã desta sexta-feira (9), em cerimÁ´nia ocorrida na cidade do Rio de Janeiro, a transferência da posse do terreno da Vila Militar, localizado na região de Deodoro, onde será construÁ­do o novo autódromo da capital fluminense, ao Ministério dos Esportes. Diversas autoridades participaram da solenidade, entre elas, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo , o secretário da Casa Civil do Estado, Régis Fichtner e do presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Cleyton Pinteiro.

Com uma área de dois milhões e cem mil metros quadrados (o dobro do autódromo de Interlagos, em São Paulo), o novo autódromo já possui liberação prévia do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), e a previsão é de que no mês de julho de 2014 o circuito já esteja pronto, possibilitando a realização de competições. Todas as instalações estarão prontas até janeiro de 2015 e construÁ­das de acordo com as exigências da FIA – Federação Internacional de Automobilismo.

O projeto executivo que já está sendo preparado por engenheiros da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro prevê uma obra com caracterÁ­sticas bem modernas, incluindo passagens subterrâneas para serviços paralelos que estarão sendo executados sem interferir no trabalho de cada equipe. Os boxes terão mezaninos para escritório das equipe com o pé direto alto e condições de reversão na dimensão de cada um. atendendo a todas as solicitações da FIA. O término do processo de licitação é previsto para julho de 2013.

Muito bem humorado o prefeito Eduardo Paes destacou que a cerimÁ´nia de hoje comprova a preocupação da cidade com o automobilismo da cidade do Rio – “A transferência do terreno de Deodoro para o Ministério dos Esportes ratifica o comprometimento da prefeitura do Rio de Janeiro com a CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo na manutenção do esporte a motor no Rio”. E complementou dizendo que poderia “roubar” a Fórmula 1 de São Paulo. Terminou dizendo que os governos municipais, estaduais e federais estão devendo essa satisfação a comunidade do automobilismo carioca. E agora estamos fazendo o que foi prometido Á  CBA.

O presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Cleyton Pinteiro, declarou que o novo autódromo trará de volta o automobilismo para a cidade do Rio que tantas lembranças boas já trouxeram para o povo carioca e brasileiros em geral. “É o marco do retorno do automobilismo no Rio”, disse.

O presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ) Djalma Neves revelou acreditar que o futuro autódromo trará uma nova fase ao esporte a motor fluminense:

“Depois de cinco anos de instabilidade e sem saber se poderÁ­amos manter as provas em calendários nacionais, agora podemos olhar para frente e fazer uma programação com pilotos, equipes, empresas fornecedoras e patrocinadores. Estamos com o sentimento de vislumbrar um novo automobilismo no Rio.”

Aldo Rebelo citou o ex-piloto Chico Serra (presente a solenidade) para destacar os feitos dos pilotos brasileiros nas diversas categorias do automobilismo mundial:

“O Chico (Serra) é um representante de todos os pilotos que ajudaram a levar o nome do Brasil ao exterior através do automobilismo. Nosso PaÁ­s tem diversos Á­dolos no esporte a motor, e isso não é por casualismo.”