F1: Mesmo com febre alta, Razia completa testes com a STR

Piloto baiano supera dificuldades e completa 68 voltas com o carro da equipe italiana no encerramento do teste de novatos, em Abu Dhabi

Mesmo com uma forte gripe, o brasileiro Luiz Razia completou nesta quinta-feira sua participação nos testes para novatos da Fórmula 1, que aconteceram nesta semana no circuito de Abu Dhabi. O piloto de 23 anos testou novamente pela Toro Rosso e seguiu um cronograma importante de trabalho do time, visando as próximas etapas e a temporada 2013.

Um dos compromissos do dia foi fazer uma série de medições aerodinâmicas, carregando sensores instalados em partes do carro que captavam dados importantes para os engenheiros do time. Mesmo debilitado, o baiano conseguiu cumprir todas as metas estabelecidas e completou 68 voltas no traçado de 5.554 metros, com o melhor tempo de 1min45s286.

“Foi um dia bem difÁ­cil para mim, mas não me impediu de completar o cronograma. Como na terça-feira, a equipe teve muita quantidade de trabalho e fiquei feliz em encontrar um bom equilÁ­brio e me senti mais confiante na hora de mudar o acerto do carro no volante enquanto pilotava”, analisa Razia, que terminou a temporada da GP2 como vice-campeão.

“No geral, esses dois dias no carro foram uma ótima experiência para mim e realmente gostei de trabalhar em uma equipe italiana, uma vez que todo mundo na Toro Rosso me fez sentir muito bem Á  vontade desde a hora que cheguei”, completa o piloto, que negocia e busca uma vaga para correr como titular no ano que vem.

O engenheiro-chefe da Toro Rosso, Laurent Mikes, comentou o trabalho feito com Razia nesta semana: “Nos dois dias, Luiz não cometeu erros e isso permitiu a nós completar nosso programa. Nosso trabalho era grande, com o teste de vários Á­tens que serão úteis para a próxima temporada e nos ajudarão nas corridas finais da temporada.”

Confira os tempos desta quinta-feira:

1. Davide Valsecchi (ITA/Lotus), 1min42s677 (86 voltas)
2. Kevin Magnussen (DIN/McLaren), 1min42s827 (51)
3. Esteban Gutierrez (MEX/Sauber), 1min43s093 (80)
4. Robin Frijns (HOL/Red Bull), 1min42s233 (53)
5. Oliver Turvey (ING/McLaren), 1min43s604 (44)
6. Luiz Razia (BRA/Toro Rosso), 1min45s286 (68)
7. Alexander Rossi (EUA/Caterham), 1min46s485 (85)