Blancpain Endurance Series: Trio da Bentley vence pela segunda vez consecutiva

O trio Guy Smith/Andy Meyrick/Steven Kane (Bentley Continental/M Sport) venceu no sábado (28/05), em Paul Ricard, na França, a terceira etapa do Blancpain Endurance Series. Foi a segunda vitória consecutiva do trio. O trio Nicolas Lapierre/Alvaro Parente /Gregoire Demoustier (McLaren MP12/C/ART) terminou em segundo, seguido pelo trio Lucas Wolf/Sergey Afanasiev/Stef Dusseldorp (Mercedes SLS/HTP).

Pole-position, Parente manteve a liderança na largada. Antes da parada nos boxes, para a troca de pilotos, o português abriu nove segundos de vantagem para o britânico Smith.

Contudo no meio da prova a diferença entre o Bentley e o McLaren rapidamente foi eliminada. Pouco depois do belga JérÁ´me D’Ambrosio (Bentley Continental/ M Sport) abandonar, com problemas de transmissão no carro #8, seu parceiro de equipe o britânico Meyrick, no carro #7, superou o francês Demoustier, pela liderança. No final do turno, Meyrick tinha quase nove segundos de vantagem.

Um pequeno problema com a roda dianteira esquerda, durante o pit stop do Bentley, eliminou a vantagem do carro #8. O britânico Kane recolocou o carro da Classe Pro Cup, na ponta, após o francês Lapierre assumir a condução do McLaren #98.

Nos 15 minutos finais, a diferença entre o Bentley e o McLaren não passava de um segundo. Kane conseguiu controlar Lapierre, cruzando a linha de chegada com 1s1 de vantagem.

O brasileiro Cesar Ramos (Audi R8 LMS/WRT) em trio com o alemão Marc Basseng e belga Laurens Vanthoor, terminou na 13ª posição geral.

A disputa pela última vaga no pódio, entre os dois Mercedes SLS da HTP Motorsport, durou até a penúltima volta, quando o búlgaro Afanasiev, superou o belga Verdonck.

Pela Classe Pro Am, vitória da dupla Nick Catsburg/Henry Hassid (BMW Z4/Thiriet by TDS ).

Pelo Gentlemen Trophy, vitória do trio  Alexander Matschull /Frank Schmickler/Pierre Ehret (Ferrari 458/GT by Rinaldi).

A próxima etapa acontece entre os dias 23 e 27 de julho, a 24 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica.

Final:

1 – Smith-Meyrick-Kane (Bentley Continental) – M Sport – 88 voltas em 3h00m07s131
2 – Lapierre-Demoustier-Parente (McLaren MP12/C) – ART – 1″178
3 – Wolf-Afanasiev-Dusseldorp (Mercedes SLS) – HTP – 49″206
4 – Primat-Verdonck-Buhk (Mercedes SLS) – HTP – 50″015
5 – Ortelli-Sandstrom-Guilvert (Audi R8 LMS) – Sainteloc – 50″550
6 – Catsburg-Hassidy (BMW Z4) – Thiriet by TDS – 57″645
7 – Nash-Stippler-Mies (Audi R8 LMS) – WRT – 1’05″582
8 – Rizzoli-Gai-Castellacci (Ferrari 458) – Villorba – 1’09″557
9 – Haupt-Al Faisal-Simonsen (Mercedes SLS) – Black Falcon – 1’29″645
10 – Aksenov-Faisca-Chiyo (Nissan GT) – RJN – 1’49″042
11 – Danyliw-Sonvico-Knap (Ferrari 458) – AF Corse – 1’57″822
12 – Smith-McCaig-Bryant (BMW Z4) – Ecosse – 1 volta
13 – Basseng-Ramos-Vanthoor (Audi R8 LMS) – WRT – 1
14 – Alberet-Lemeret-Vannelet (Ferrari 458) – Sport Garage – 1
15 – Dermont-Perera (Porsche 997) – Almeras – 1
16 – Zheng-Cheng-Couto (Audi R8 LMS) – Brothers – 1
17 – Abra-Poole-Osborne (Aston Martin Vantage) – MP – 1
18 – Andersen-Jensen (Ferrari 458) – Insight – 1
19 – Colombo-Amos-Comandini (BMW Z4) – ROAL – 1 giro
20 – Mattschul-Schmikler-Ehret (Ferrari 458) – GT by Rinaldi – 2
21 – Ojjeh-Grotz-Vervisch (McLaren MP4-12C) – Boutsen – 2
22 – McMillen-Strauss-Buncombe (Nissan GT-R) – RJN – 2
23 – Mann-Barreiros-Guedes (Ferrari 458) – AF Corse – 2
24 – Mezard-Perrodo (Ferrari 458) – Villorba – 3
25 – Duqueine-Gorini-Lanchere (Ferrari 458) – Duqueine – 3
26 – Kremer-Caccia-Earle (Audi R8 LMS) – Kessel – 3
27 – Blanchemain-Kelders-Hirschi (Audi R8 LMS) – WRT – 4
28 – Demirdjan-Sarkissian-Van der Drift (McLaren MP4-12C) – Boutsen – 4
29 – Delhez-Cabannes-Debs (Ferrari 458) – Sport Garage – 4
30 – Gosselin-Lagniez-Sourd (Audi R8 LMS) – Sainteloc – 5
31 – Jelley-Al Harthy-Caine (Aston Martin Vantage) – Oman – 5
32 – Frey-Barth-Gardel (Jaguar) – Frey – 7
33 – Blank-Bachelier-Mallegol (Ferrari 458) – AF Corse – 9
34 – Loggie-Jones-Westwood (Audi R8 LMS) – Parker – 10
35 – Broniszewski/Bonacini/Frezza (Ferrari 458) – Kessel – 12
36 – Solikhov-Kogay-Seefried (Ferrari 458) – GT by Rinaldi – 17

Abandonos:
Martins-Trouillet-Berville – (Porsche 997) – Graff – 54
Leclerc-D’Ambrosio-Tappy (Bentley Continental) – M Sport – 40
Tenekezian-Pourquie-Chaix (Audi R8 LMS) – WRT – 34
Loboda-Loboda-Lunkin (Mercedes SLS) – Black Falcon – 32
Clement-Lariche-Armindo (BMW Z4) – TDS – 2
Soucek-Estre-Korjus (McLaren MP4-12C) – ART – 1

Campeonato:

1.Meyrick, Kane, Smith 56; 2.Demoustier, Parente 49; 3.Sandstrom, Guilvert, Ortelli 40; 4.Korjus, Estre, Soucek 33; 5. Premat, Ramos, Basseng 31.