Blancpain GT Series Endurance Cup: Vitória da Aston Martin em Silverstone

O trio Matthieu VaxiviÁ¨re/Jake Dennis/Nicki Thiim, no Aston Martin V12 Vantage #76 da R-Motorsport, venceu no domingo (20/05) a Três Horas de Silverstone, segunda etapa do Blancpain GT Series Endurance Cup.

O trio da equipe suÁ­ça alinhou na pole e dominou a prova, recebendo a bandeira quadriculada com 10s947 de vantagem sobre o trio Adam Christodoulou/Raffaele Marciello/Tristan Vautier (Mercedes AMG GT3 /AKKA ASP Team).

O trio Stéphane Ortelli/MarkusPalttala/Norbert Siedler (Lexus RCF/ Emil Frey Lexus Racing) completou o pódio no gera, e na classe Pro.

O trio Dries Vanthoor/Christopher Mies/Alex Riberas (Audi R8/ WRT) terminou em quarto, seguido pelos trios Lucas Stolz/Yelmer Buurman/Maro Engel (Mercedes AMG GT3/BlackFalcon) e Marvin Kirchofer/Alex Brundle/Maxime Martin  (Aston Martin V12/R Motorsport).

A vitória da R Motorsport, contudo está sub-judice, devido um irregularidade técnica encontrada no carro após o treino classificatório (no data logger do carro). O que levaria a equipe da pole, para a última posição do grid. Um apelo feito pela equipe foi aceito, com o carro alinhando na pole. Se o apelo da R Motorsport for negado, a vitória passa para o Mercedes da AKKA ASP Team.

Pela classe Silver vitória do trio Abdulaziz Turki Al Faisal/Gabriele Piana/Hubert Haupt (Mercedes AMG/Black Falcon).

Pela classe Pro-am vitória do trio Euan-Alers Hankey/Salih Yoluç/Darren Burke (Mercedes AMG/Ram Racing).

Pela classe Am vitória do trio Chris Harris/Alexander West/Chris Goodwin (McLaren 650S/ Garage 59).

A próxima etapa, os 1000 km de Paul Ricard, acontece no dia 2 de junho.

Final:

1 – Vaxievere/Dennis/Thiim (Aston Martin V12) – R Motorsport – 89 voltas 3.00’17”323
2 – Vautier/Christodoulou/Marciello (Merceds AMG GT3) – AKKA – 10”947
3 – Ortelli/Palttala/Siedler (Lexus RCF) – Emil Frey – 25”652
4 – Vanthoor/Mies/Riberas (Audi R8) – WRT – 26”178
5 – Stolz/Buurman/Engel (Mercedes AMG GT3) – BlackFalcon – 28”569
6 – Brundle/Kirchhofer/Martin (Aston Martin V12) – R Motorsport – 29”329
7 – Rigon/Aleshin/Molina (Ferrari 488 GT3) – SMP Racing – 30”384
8 – Buhk/Fumanelli/Goetz (Mercedes AMG GT3) – Strakka – 32”051
9 – Klien/Seefried/Costa (Lexus RCF) – Emil Frey – 33”422
10 – Caldarelli/Engelhart/Bortolotti (Lamborghini Huracan) – GRT – 45”201
11 – Makowiecki/Dumas/Werner (Porsche 911) – Manthey – 57”938
12 – Klingmann/De Philippi/Krohn (BMW M6) – Rowe – 59”674
13 – Leonard/S. VanDerLinde/Fassler (Audi R8) – WRT – 1’04”377
14 – Abril/Soucek/Soulet (Bentley Continental) – M Sport – 1’07”610
15 – Barnicoat/Ledogar/Watson (McLaren 650S) – Garage 59 – 1’46”125
16 – Ordonez/A. Buncombe/Parry (Nissan GT-R) – RJN – 1’46”851
17 – A.Al Faisal/Haput/Piana (Mercedes AMG) – Black Falcon – 1’58”652
18 – Ineichen/Keen/Perera (Lamborghini Huracan) – GRT – 1 giro
19 – P.Schothorst/S.Schothorst/K.VanDerLinde (Audi R8) – Attempto – 1 volta
20 – Yoluc/Burke/Hankey (Mercedes AMG) – Ram – 1
21 – Niederhauser/Marioneck/Siljrhaugh (Lambo Gallardo) – Reiter – 1
22 – Pohler/Kaffer/Schmidt (Audi R8) – Attempto – 1
23 – Smith/Gounon/Kane (Bentley Continental) – M Sport – 1
24 – C.Buncombe/Leventis/Williamson (Mercedes AMG) – Strakka – 1
25 – Harris/West/Goodwin (McLaren 650S) – Garage 59 – 1
26 – Cameron/Griffin (Ferrari 488) – AF corse – 1
27 – Cipriani/Ramos/Crestani (Lamborghini Huracan) – Lazarus – 2
28 – Lendoudis/S.Al Fasail/Aguas (Mercedes AMG) – Black Falcon – 2
29 – Witt/Sanchez/Moore (Nissan GTR) – RJN – 2
30 – Rostan/Stievenart/Winkelhock (Audi R8) – Sainteloc – 2
31 – PerezCompanc/Giammaria/Venturini (Lamorghini Huracan) – GRT – 2
32 – Giauque/Debard/Barthez (Merceds AMG) – AKKA – 2
33 – Haring/Brauner/Triller (Porsche 911) – Herberth – 2
34 – Yoon/Ehret/Penttinen (Ferrari 488) – Rinaldi – 2
35 – Santamato/Leo/Gattuso (Lamborghini Huracan) – Lazarus – 3
36 – Ziegel/Vinke/Walkenhorst (BMW M6) – Walkenhorst – 4
37 – Beaubelique/Ricci/Jamin (Mercedes AMG) – AKKA – 5
38 – Tambay/Jager/Rowland (Mercedes AMG GT3) – Strakka – 6
39 – Al Harthy/McKay/Eastwood (Ason Martin V12) – TF Sport – 7

Volta mais rápida: Aleshin/Rigon/Molina 1’58”667