BossGP: Klaas Zwart vence as duas provas em Hockenheim

O holandês Klaas Zwart (Jaguar R5 F1) venceu as duas provas da etapa de abertura do BossGP, em Hockenheim, na Alemanha.

Mesmo com um carro totalmente superior aos adversários (na
classificação foi 3s7 mais rápido do que o 2º colocado) Zwart teve que superar
alguns contratempos nas duas provas.

Na primeira, no sábado (14/04), o bi-campeão da categoria
rodou no começo da prova, perdendo a ponta para o austrÁ­aco Ingo Gerstl (Dallara
GP2 Evo). Ele retornou a pista, e muito mais veloz, não demorou para reassumir
a ponta, para vencer com 46 segundos de vantagem. O holandês Henk de Boer (Panoz
DP01 Champcar) completou o pódio.

O português Carlos Antunes Tavares (Dallara GP2) terminou em
4º, seguido pelo estreante francês Philippe Haezebrouck (Renault Worldseries) e
o austrÁ­aco Peter Milavec (Lola T92/50 F3000 Evo), que também disputa a AutoGP.

No domingo (15/04), Zwart manteve a ponta na largada.
Contudo teve que cumprir um drive-through (pelo carro não ter ligado a tempo
para a volta de aquecimento). Após cumprir a punição, Zwart demorou apenas duas
voltas para superar Gerstl e abrir vantagem. No final das 17 voltas, o holandês
venceu com 1m08 de vantagem sobre Gerstl (que em 1996 chegou a testar na F-1,
pela Forti). De Boer novemtne fechou o pódio.

Milavec, Tavares e Haezebrouck fecharam os seis primeiros.

Zwart lidera o campeonato com 42 pontos, 12 a mais do que
Gerstl. De Boer é o 3º com 24.

A próxima etapa acontece no Red-Bull-ring, nos dias 19 e 20
de maio.

Final, prova 1, sábado 14/04:

1.) Klaas Zwart (HOL) – Jaguar R5 F1 (1º OPEN) 14 voltas em 21m06s838
2.) Ingo Gerstl (AUT) – Dallara GP2 Evo (1º FORMULA) a 46s770
3.) Henk de Boer (HOL) – Panoz DP01 Champcar a 1m27s971
4.) Carlos Antunes Tavares (POR) – Dallara GP2 a 1 volta
5.) Philippe Haezebrouck (FRA) – Renault Worldseries (1º MASTERS) a 1 volta
6.) Peter Milavec (AUT) – Lola T92/50 F3000 Evo a 1 volta
7.) Serge Loudvig (LUX) – Dallara GP2 a 1 volta
8.) Gianluca Ripoli (ITA) – Dallara GP2 a 1 volta
9.) Peter Randlshofer (ALE) – Nissan Worldseries a 2 voltas
10.) Karl-Heinz Becker (ALE) – Nissan Worldseries a 5 voltas

Abandonos:
Jens Renstrup (DIN) – Dallara GP2
Philippe Bourgois (BEL) – GForce Indycar
Terry Sayles (GBR) – Dallara F191 F1
Alain DeBlandre (BEL) – Lola T8900 Indycar
Henry Buettner (ALE) – Reynard 91D F3000
Michael Woodcock (GBR) – Arrows A21 F1
Didier Sirgue (FRA) – Jordan 191 F1

Volta mais rápida: Klaas Zwart (Jaguar R5 F1) na 10ª volta, em 1m26s397 = 181.97 km/h

Final, prova 2, domingo 15/04:

1.) Klaas Zwart (HOL) – Jaguar R5 F1 (1º OPEN) 17 voltas em 25m21s761
2.) Ingo Gerstl (AUT) – Dallara GP2 Evo (1º FORMULA) a 1m08s659
3.) Henk de Boer (HOL) – Panoz DP01 Champcar a 1m29s812
4.) Peter Milavec (AUT) – Lola T92/50 F3000 Evo a 1 volta
5.) Carlos Antunes Tavares (POR) – Dallara GP2 a 1 volta
6.) Philippe Haezebrouck (FRA) – Renault Worldseries (1º MASTERS) a 1 volta
7.) Karl-Heinz Becker (ALE) – Nissan Wolrdseries a 1 volta
8.) Serge Loudvig (LUX) – Dallara GP2 a 1 volta
9.) Gianluca Ripoli (ITA) – Dallara GP2 a 2 voltas
10.) Peter Randlshofer (ALE) – Nissan Worldseries a 2 voltas
11.) Henry Buettner (ALE) – Reynard 91D F3000 a 2 voltas
12.) Alain DeBlandre (BEL) – Lola T8900 Indycar a 3 voltas
13.) Philippe Bourgois (BEL) – GForce Indycar a 4 voltas

Abandonos:
Jens Renstrup (DIN) – Dallara GP2
Michael Woodcock (GBR) – Arrows A21 F1

Volta mais rápida: Klaas Zwart (Jaguar R5 F1) na 2ª volta, em  1m25s838 = 183.95 km/h