Blancpain Endurance Series: Trio da Marc VDS Racing vence em Monza

O trio Bas Leinders /Markus Palttala / Maxime Martin (BMW Z4/Marc VDS) venceu no domingo (15/04), em Monza, na Itália, a prova de abertura do Blancpain Endurance Series. O trio Edward Sandstroem/ Laurens Vanthoor/ Marco Bonanomi (Audi R8 LMS/Belgian Audi Club) terminou em 2º, seguido pelo trio Koen Wauters/ Karl Wendlinger/ Anthony Kumpen (Mercedes SLS AMG/KRK).

A prova foi disputada com a pista completamente encharcada (os
37 primeiros minutos foram com o Safety-Car na pista). Após largarem da 18ª
posição, Leinders e Palttala fizeram ótimos turnos, com Martin sendo o responsável
por levar o carro da equipe belga até a bandeirada final.

Após a última rodada de pit stops, Martin passou a andar três
segundos mais rápido do que os principais rivais, passando da 5ª posição para a
liderança. Ao final das três horas de prova, a BMW Z4 recebeu a bandeirada
final com 17s574 de vantagem sobre o Audi R8 LMS de Sandstroem/Vanthoor/Bonanomi.

A Marc VDS venceu a terceira prova consecutiva ( Magny-Cours
e Silverstone foram as duas últimas de 2011)

Wauters/Wendlinger/Kumpen
completou o pódio.
Trio que alinhou na pole-position, Stefano Gattuso/Davide
Rigon/Daniel Zampieri (Ferrari 458 Italia/Kessel) terminou em 4º.

Estreando na categoria, o astro da MotoGP, o italiano
Valentino Rossi, em parceria com o compatriota Alessio Salucci, terminou em
18º, com a Ferrari 458 Italia da Kessel Racing.

A próxima etapa acontece em Silverstone, no dia 03 de junho.

Final:

1 – Palttala/Leinders/Martin (BMW Z4) – Marc VDS – 77 voltas
2 – Sandstroem/Vanthoor/Bonanomi (Audi R8 LMS) – Belgian Audi Club – 17″574
3 – Wauters/Wendlinger/Kumpen (Mercedes SLS AMG) – KRK – 20″923
4 – Gattuso/Rigon/Zampieri (Ferrari 458 Italia) – Kessel – 24″543
5 – Hennerici/Maassen/Goossens (Porsche 997 GT3 R) – Prospeed – 38″010
6 – Amos/Petrobelli/Bonacini (Ferrari 458 Italia) – Vita4Italy – 1’40″641
7 – Haase/Mies/Ortelli (Audi R8 LMS) – Belgian Audi Club – 1’48″098
8 – Beaubelique/Goueslard/Badey (Ferrari 458 Italia) – Sofrev – 2’07″245
9 – Westbrook/Stursberg/Riegel (Porsche 997 GT3 R) – Haribo – 1 volta
10 – Derdaele/van Splunteren/Soulet (Porsche 997 GT3 R) – Prospeed – 1
11 – Longin/Moser/Hezemans (BMW Z4) – Marc VDS – 1
12 – Franchi/Kechele/Buurman (BMW Z4) – Vita4One – 1
13 – Hassid/Berville/Beltoise (Porsche 997 GT3 R) – Pro GT – 1
14 – Cameron/Griffin (Ferrari 458 Italia) – Mtech – 1
15 – Gache/Clement/Pla (Porsche 997 GT3 R) – SMG – 1
16 – Demoustier/Tappy (McLaren MP4-12C) – Art – 1
17 – Hommerson/Machiels/Bertolini (Ferrari 458 Italia) – AF Corse – 1
18 – Salucci/Rossi (Ferrari 458 Italia) – Kessel – 1
19 – Den Boer/Lemeret/Van Hooydonck (BMW Z4) – DB Motorsport – 1
20 – Knap/Danyliw/Habets (BMW Z4) – DB Motorsport – 1
21 – Twyman/Smith/Millroy (BMW Z4) – Ecosse – 1
22 – Maino/Invernizzi/Venturi (Ferrari 458 Italia) – Black Bull – 1
23 – Guilvert/Halliday/Demay (Audi R8 LMS Ultra) – Sainteloc – 2
24 – Brown/Perez/Ciro (Ferrari 458 Italia) – AF Corse – 2
25 – Kelders/Radermaecker (Porsche 997 GT3 R) – Exagon – 2
26 – Tuchbant/Dermont/Leclerc (Porsche 997 GT3 R) – Pro GT – 2
27 – Vanthoor/Ritskes/Retera (Mercedes SLS AMG) – KRK – 2
28 – Lagniez/Abergel/Pompidou (Porsche 997 GT3 R) – Ruffier – 2
29 – Savary/Balthazard/Policand (Ferrari 458 Italia) – Sofrev – 2
30 – Jones/Jones (Mercedes SLS AMG) – Preci Spark – 2