BossGP: Temporada começa em Hockenheim

A segunda temporada do BossGP, categoria que utiliza carros de F-1, Indy, ChampCar, F-3000, GP2 e World Series de temporadas passadas, começou em Hockenheim, na Alemanha. O alemão Arnold Wagner (Arrows A22 F1) e o holandês Marijn van Kalmthout (Benetton B197 F1) foram os vencedores da rodada dupla.

Dezessete carros disputaram a prova, sendo sete F-1, três GP2, três F-3000, dois World Series, um ChampCar e um IndyCar.

Prova 1:

Wagner venceu no sábado (16/04), a prova de abertura, seguido pelo holandês Klaas Zwart (Jaguar R5 F1) campeão da primeira temporada e o holandês Marijn van Kalmthout (Benetton B197 F1).

No treino de sábado aconteceu um forte acidente entre o alemão Peter Randlshofer (Dallara Nissan Worldseries) e Zwart. Os dois carros se tocaram com Randlshofer capotando. Com o carro danificado o alemão, que sofre apenas luxações em um polegar e nas costas, não disputou a etapa.Â

Depois de ter problemas de motor no treino livre, com a equipe trocando o motor do Arrows Á  noite, Wagner alinhou no fim do pelotão. Com uma grande prova de recuperação, o alemão assumiu a liderança faltando duas voltas para o final, para vencer pela primeira vez na categoria com 5s de vantagem sobre Zwart. Pole-position, van Kalmthout completou o pódio geral.

O austrÁ­aco Ingo Gerstl (Dallara GP2) terminou em 4º, vencendo na classe Fórmula. O holandês Frits van Eerd (Tyrrell 026 F1) foi o 5º com o brasileiro Abba Kogan (Tyrrell 023 F1) fechando os seis primeiros. O francês Didier Sirgue (Jordan 191 F1) venceu na classe Máster, sendo 7º no geral.

Wagner garantiu a pole para a segunda prova, seguido por Zwart e van Kalmthout.

Final:

1. Arnold Wagner (AUT) Arrows A22 F1 14 voltas em 20m57s756
2. Klaas Zwart (HOL) Jaguar  R5 F1 a 5s091
3. Marijn van Kalmthout (HOL) Benetton B197 F1 a 23s435
4. Ingo Gerstl (AUT) Dallara GP2 a 39s952 
5. Frits van Eerd (HOL) Tyrrell 026 F1 a 43s667
6. Abba Kogan (BRA Tyrrell 023 F1 a 1m23s701
7. Didier Sirgue (FRA) Jordan 191 F1 a 2m05s732
8. Ralph P. Moog (ALE)  Dallara GP2 a 1 volta
9. Carlos Antunes Tavares (POR) Dallara GP2 a 1 volta
10. Martin Kindler (SUI)  Dallara Nissan Worldseries a 1 volta
11. Norbert Gruber (AUT) Dallara Nissan Worldseries a 1 volta
12. Henry Büttner (ALE) Reynard 91D F3000 a 1 volta
13. Henk de Boer (HOL) Panoz DP01 Champcar a 2 voltas
14. Thomas Fleischmann (ALE) Lola B99/50 F3000 a 2 voltas
15. Alain DeBlandre (BEL) G-Force Indycar a 3 voltas

Abandonos:

Michael Woodcock (GBR) Arrows A21 F1 6 voltas
Jean-Claude Monbaron (SUI) Reynard 91D F3000 5 voltas

Prova 2:

No domingo (17/04), van Kalmthout venceu a segunda prova. Van Eerd e Gerstl (que venceu novamente na Classe Fórmula) completaram o pódio no geral.

Na largada Wagner foi superado por Zwart e van Kalmthout. Na 2ª volta o lÁ­der começou a ter problemas na caixa de marchas, perdendo duas posições. Na 6ª volta Zwart abandonou.

Van Kalmthout abriu uma confortável vantagem sobre Wagner, até que na 12ª volta o holandês deu uma rodada de 360º, conseguindo voltar a prova. Wagner colou no Benetton do rival, contudo não teve como lutar pela vitória, abandonando pouco depois com problemas no Arrows.

Com mais de 50 segundos de vantagem sobre van Eerd, van Kalmthout venceu tranquilamente, assumindo a liderança do campeonato. Van Eerd chegou em 2º, com apenas 0291 de vantagem sobre Gerstl.

O holandês Henk de Boer (Panoz DP01 Champcar), o belga Philippe Bourgois (G-Force Indycar) e alemão Ralph P. Moog (Dallara GP2) fecharam os seis primeiros. Kogan abandonou na 1ª volta. 8º no geral, o austrÁ­aco Norbert Gruber (Dallara Nissan Worldseries) venceu na Classe Máster.

Van Kalmthout lidera o campeonato com 36 pontos, seguido por Gerstl e van Eerd, ambos com 30 pontos. Kogan é o 12º com 12.

A próxima etapa acontece em Donington Park, entre os dias 07 e 08 de maio.

Final, prova 2:

1. Marijn van Kalmthout (HOL) Benetton B197 F1 14 voltas em 25m21s688
2. Frits van Eerd (HOL) Tyrrell 026 F1 a 52s523
3. Ingo Gerstl (AUT) Dallara GP2 a 52s814
4. Henk de Boer (HOL) Panoz DP01 a 1m30s532
5. Philippe Bourgois (BEL) G-Force Indycar a 1 volta
6. Ralph P. Moog (ALE) Dallara GP2 a 1 volta
7. Carlos Antunes Tavares (POR) Dallara GP2 a 1 volta
8. Norbert Gruber (AUT) Dallara Nissan Worldseries a 1 volta
9. Thomas Fleischmann (ALE) Lola B99/50 F3000 a 2  voltas
10. Arnold Wagner (ALE) Arrows A22 F1 a 5  voltas
11. Henry Büttner (ALE) Reynard 91D F3000 a 6  voltas
12. Didier Sirgue (FRA) Jordan 191 F1a 8  voltas

Abandonos:

Jean-Claude Monbaron (SUI) Reynard 91D F3000 5 voltas
Martin Kindler (SUI) at Dallara Nissan Worldseries 4 voltas
Klaas Zwart (HOL) Jaguar  R5 F1 3 voltas
Abba Kogan (BRA Tyrrell 023 F1 1 volta
Alain DeBlandre (BEL) G-Force Indycar 0 volta