Brasileiro de Kart Rotax reúne histórias e curiosidades no Speed Park Birigui

Michel e Munir Aboissa irão competir juntos na categoria DD2 Masters

Nesta semana será realizado o Campeonato Brasileiro de Kart Rotax no Speed Park Birigui, que recebe pela primeira vez uma competição de nÁ­vel nacional poucos meses após sua inauguração. Os pilotos das sete categorias da Rotax entram na pista do kartódromo internacional em busca do tÁ­tulo e da vaga no Mundial deste ano, prometendo proporcionar um evento de parar a região do interior paulista.

Entre os participantes, são diversas histórias que trazem ainda mais brilho para a competição. Um dos exemplos é a presença da catarinense de 12 anos da categoria Mini Max, Antonella Bassani, que será a única garota do campeonato. A pilota tem uma grande história de superação de vida, pois se acidentou aos sete anos em uma corrida e correu sérios riscos, mas se recuperou, deu a volta por cima e tem se mostrado uma das grandes revelações do kartismo brasileiro, chegando a ser vice-campeã brasileira de Rotax em 2017 e a disputar o Mundial do ano passado em Portugal, quando ficou em 8º entre 36 piltotos da Micro Max. Não é a toa que Bia Figueiredo, pilota da Stock Car e grande referência feminina no esporte, passou a apadrinhar Antonella, se tornando coach dentro e fora das pistas, para auxiliar na evolução dela dentro do automobilismo.

Para o público da cidade de Birigui, a torcida deve ir para os pilotos da casa. Um deles é o garoto Miguel Piovan Leonardi, de 9 anos, que participou dos primeiros testes da pista quando o Speed Park Birigui ainda estava em construção e agora quer brigar pelo tÁ­tulo nacional dentro de casa na categoria Micro Max. Assim como Gabriel Crepaldi, de 14 anos, que irá competir pela Rotax Max. A cidade de Araçatuba será representada por Tiago Barrancos, enquanto os vizinhos de Andradina serão representados por Mateus Cabrelli.

Outra grande curiosidade será a disputa de irmãos pelo tÁ­tulo da categoria DD2. Leo Reis foi campeão do Sul-Americano de Rotax e da Copa Rotax desta temporada, se classificando para o Mundial pela vaga do torneio continental. Porém, seu irmão mais velho Rafael esteve competitivo em todas etapas da Copa, vencendo, inclusive, a última etapa, e ficando em 2º no ranking, sendo premiado com o Ticket para o Mundial, uma vez que seu irmão já havia garantido uma vaga na competição, que acontecerá pela primeira vez no Brasil, na ParaÁ­ba, em novembro.

Outra categoria que traz uma disputa familiar é a DD2 Masters, onde Munir e Michel Aboissa competem entre pai e filho. O filho é um dos grandes favoritos, tanto na categoria DD2 Masters, quanto na Max Masters, sendo atual campeão do Brasileiro de Rotax em ambas, além de ter conquistado a Copa Rotax na Max Masters e o Sul-Americano de Rotax na DD2 Masters deste ano, garantindo sua vaga para o Mundial. Embora queira vencer novamente o campeonato, Michel também vai torcer para que seu pai Munir triunfe na categoria e conquiste a vaga também.

Além das histórias nacionais, o campeonato também irá receber sete pilotos da América Latina nesta temporada, sendo três paraguaios, dois argentinos e dois peruanos, que, inclusive, também são pai e filho, que nem os Aboissa. Mundy e Patrick Loyer estarão em Birigui, porém não competem na mesma categoria.

Estas são só algumas das curiosidades reunidas no Brasileiro de Kart Rotax, trazendo para Birigui disputas de tirar o fÁ´lego. Os treinos oficiais começam na quinta-feira (06), seguidos das classificatórias na sexta (07) e das pré-finais e grandes finais, no sábado (08).