Campeonato Brasileiro de Spyder Race: De ponta a ponta, Perez vence corrida movimentada pela chuva

A chuva foi a grande personagem da etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Spyder Race realizado em Curitiba nesse domingo (13/03).

Já na primeira volta, ainda sem chuva, Marcelo Campagnolo (Cesinha Competições) e Henrique Assunção (RJ Racing) em disputa de posição se tocaram no final da reta principal. “Não sei exatamente o que ocorreu, mas acredito que o toque ocasionou algum problema no carro que me obrigou a abandonar”, comentou Campagnolo.

Uma peça se desprendeu o carro n° 37 de Campagnolo e acabou acertando o carro do pole position na Light, Carlos Ortolani: “Virei passageiro acelerando, uma pena, mas é coisa de corrida”, comentou o piloto da equipe ChatôMurai.

Com menos de dez voltas de corrida o céu escuro de Pinhais, município da Grande Curitiba mostrou a que veio, trazendo chuva, primeiramente para o fim da reta dos boxes, mas rapidamente se estendendo para todo o circuito, ocasionando rodadas e a antecipação da entrada do safety car programado.

Com a chuva, os pilotos entraram nos boxes para a substituição dos pneus de pista seca para os “bolacha” de pista molhada. No momento da intervenção do Safety Car os cinco primeiros colocados na categoria Race eram:  Perez seguido por Raijan, Thiago Penido, Fulvio Marote e Fernando Fortes; na Light, Ronaldo Kastropil mantinha-se na primeira colocação na categoria, a frente de Walter Coutinho, Paulo Kato (que dividiu o carro n° 6 com Valter Pinheiro), Luciano Borghesi e Joon Park. Após a relargada, Perez continuava na liderança, avesso a qualquer alteração climática.

Restando 8 voltas para o fim da prova, Thiago Penido (RSports) que estreou pela categoria e fazia uma ótima apresentação mantendo-se entre os três primeiros colocados, rodou e abandonou a prova. A saída do carro em local inseguro obrigou a entrada do Safety Car novamente à pista.

Com bandeira verde, Fábio Perez manteve-se na liderança até a bandeira quadriculada, cravando também a melhor volta com o tempo de 1min30s248 na 5ª volta, e cruzando a linha de chegada a frente de Henrique Assunção e Raijan Mascarello (Guerra Motorsport).

Na categoria Light, Valter Pinheiro (Guerra Motorsport) venceu já na sua estreia, superando Walter Coutinho (Cesinha Competições) e Ronaldo Kastropil, que também cravou a melhor volta na categoria.

Fábio Perez, ou “Peró” como é conhecido na categoria começou o ano de 2011 como terminou em 2010: vencendo! Com a vitória em Interlagos, última etapa do ano passado, Perez parece ter mandado os maus resultados que lhe perseguiam para longe. “Chegamos com um acerto básico muito bom, e acredito que esse foi o segredo para o ótimo final de semana. Mexemos pouco no carro, sabia que tinha um carro muito bom tanto para a pista seca como para molhada, pois tive a oportunidade de treinar com os dois tipos de piso”, comentou o vencedor.

Sobre o inusitado fato de a chuva começar com a corrida acontecendo, o piloto do carro n° 89 comentou: “Meu único receio era trocar os pneus e a chuva parar, por isso decido ficar na pista por mais uma volta antes da troca, mas não tinha jeito de manter-me na pista com os pneus slick. Aproveitei a oportunidade do Safety Car e a abertura para a troca dos pneus, e o resultado não poderia ter sido melhor, parabéns a minha equipe SP Mec que me entregou um carro muito competitivo durante todo o final de semana”, finalizou.

Confira o resultado oficial do GP Minipa válido pela etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Spyder Race:

1) 89-FABIO PEREZ (-), 44:57.320
2) 75-HENRIQUE ASSUNÇÃO (-) , à 9.898
3) 6-V. PINHEIRO/P.KATO (-) , à 26.897
4) 15-RAIJAN MASCARELLO (-) , à 53.089
5) 17-WALTER COUTINHO (-) , à 1:25.110
6) 21-FERNANDO FORTES (-) , à 1 volta
7) 53-RONALDO KASTROPIL (-) , à 1 volta
8) 23-JOON PARK (-) , à 1 volta
9) 28-SERGIO MARTINEZ (-) , à 2 voltas
10) 27-ARTHUR ORTOLANI (-) , à 2 voltas
11) 45-LUCIANO BORGUESI (-) , à 4 voltas
12) 78-FULVIO MAROTE (-) , à 5 voltas
13) 38-THIAGO PENIDO (-) , à 8 voltas
14) 37-MARCELO CAMPAGNOLO (-) , à 22 voltas
15) 77-CARLOS ORTOLANI (-) , à 22 voltas

Melhor Volta: FABIO PEREZ(89), 1:30.248 (media 147,393 km/h), na 5a volta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *