ChampCar: Bruno Junqueira ganha posições em San Jose e termina prova em sétimo

Não contar com o perfeito funcionamento dos freios em uma pista com curvas travadas e reduções constantes de velocidade seria meio caminho andado para um resultado ruim em qualquer categoria do automobilismo. No caso do mineiro Bruno Junqueira (Telemont/Brasil Telecomunicações), nas ruas de San Jose, o sétimo lugar nessas condições só pode ser visto de forma positiva. Afinal, o representante brasileiro na ChampCar largou da quinta fila e, mesmo com os problemas em seu Panoz/Cosworth, conseguiu levar o carro até a bandeirada, ganhando posições ao longo das 107 voltas da nona etapa do campeonato. A vitória, segunda no ano, ficou com o holandês Robert Doornbos (Minardi Team USA), que largou em penúltimo, mas soube se beneficiar de uma estratégia arriscada de pitstops, depois de ter perdido o aerofólio dianteiro na largada, em um toque com Jan Heylen (Conquest).

Bruno já havia identificado o comportamento irregular dos freios no treino de aquecimento da manhã, mas a equipe Dale Coyne não conseguiu detectar a causa do problema. Assim, desde a primeira volta ele enfrentou dificuldades, especialmente na curva 1, um dos pontos crÁ­ticos do traçado de rua da cidade californiana. Ao contrário do que ocorreu na semana anterior em Edmonton, no entanto, desta vez o trabalho do time nas paradas para reabastecimento e troca de pneus foi perfeito.

“Tivemos um dia muito difÁ­cil, nessa manhã já havia tido algum tipo de problema de freio, e que sem conseguirmos detectar, não houve solução, e então desde do inicio da corrida, sofri com a falta de freios. Praticamente em toda volta na curva 1 eu travava as rodas, mas felizmente consegui levar o carro ate o fim, numa verdadeira prova de sobrevivência, mas no fim o sétimo lugar foi satisfatório, tivemos bons pitstops e não cometi nenhum erro na pista. Foi um bom resultado”, comentou Bruno.

A décima etapa do calendário da ChampCar, em 12 de agosto, levará Bruno a uma pista que lhe traz boas lembranças. Road América, um dos circuitos mais desafiadores do mundo, com seus quase 7 quilÁ´metros de extensão, foi o palco da primeira vitória na categoria, em 2001. “Vamos para Road America ainda na décima posição na classificação, mas bem mais próximos de subirmos no campeonato, e la, e onde tenho a maior confiança e acredito que poderemos ter nossa melhor prova”.