ChampCar: Com carro reserva, Bruno é quinto no primeiro treino oficial e confia em brigar pela pole

Os ares da capital do Colorado parecem mesmo ter feito bem ao mineiro Bruno Junqueira (Banco Rural/Telemont/Grupo A & C).

Apesar de alguns problemas encontrados na primeira sessão de treinos livres, para o GP de Denver, décima etapa da ChampCar, que o obrigaram a passar para o carro reserva, e das dificuldades com o tráfego na qualificação, o piloto da Newman-Haas garantiu a quinta posição no grid provisório, com 1:01.141, mas, mais do que isso, diz ter nas mãos um equipamento capaz de levá-lo Á  pole, que seria a terceira no traçado de rua (largou na frente em 2002 e 2003, anos em que venceu a prova). A sessão decisiva acontece neste sábado, a partir das 17h45 (de BrasÁ­lia).

O mais rápido na primeira tomada de tempos foi o norte-americano A.J.Allmendinger, da Forsythe, com 1:00.714. Logo ao entrar na pista para sua primeira volta de verificação, pela manhã, Bruno detectou um problema no motor de seu Lola, que engasgava e não apresentava o rendimento habitual. De volta aos boxes, a equipe identificou uma falha no turbo e, depois de uma espera de quase 50 minutos, enquanto o carro reserva era acertado para suas condições de pilotagem, andou constantemente entre os seis primeiros. Na última volta, a tentativa de baixar ainda mais sua marca foi prejudicada por Allmendinger, que rodou bem Á  frente de Bruno.

No treino oficial, Bruno foi um dos primeiros a abrir voltas cronometradas e, logo em sua primeira tentativa registrou a marca com que terminaria o dia, e que o deixava em primeiro. Uma bandeira vermelha provocada pelo canadense Paul Tracy (Forsythe) paralisou a sessão e fez com que os minutos finais fossem marcados por um verdadeiro engarrafamento na pista. O mineiro fez sua segunda saÁ­da a sete minutos do fim e não conseguiu uma volta limpa.

“O dia começou com um certo drama, com o problema de turbo que tivemos, e a necessidade de mudar para o carro reserva, o que sempre nos deixa apreensivos, já que alguns componentes do carro reserva nem sempre são os mesmos que temos no carro titular, mas felizmente tudo correu bem, e terminamos o treino matinal satisfeitos, mas sabendo que teriamos que melhorar em algumas coisas para ser mais competititivo na classificação da tarde. Na qualificação tÁ­nhamos um carro bom e acredito que poderia ter feito bem melhor, mas entre algumas voltas em que peguei trânsito e tive que tirar o pé por isso, e outras em que cometi pequenos erros ao puxar demais, acabamos por não melhorar o tempo da primeira saida. Mas estou contente por saber que, depois de várias etapas em que realmente não pudemos brigar pelas primeiras filas, nessa eu sei que tenho velocidade para buscar um melhor resultado amanhã e até brigar pela pole position”, avaliou.

Grid provisório
1 – A.J.Allmendinger (EUA) Forsythe 1min00seg714
2 – Sebastien Bourdais (FRA) Newman-Haas 1min00seg763
3 – Alex Tagliani (CAN) Team Australia 1min00seg988
4 – Justin Wilson (ING) RuSport 1min00seg991
5 – Bruno Junqueira (BRA) Newman-Haas 1min01seg141
6 – Oriol Servia (ESP) PKV Racing 1min01seg302
7 – Mario Dominguez (MEX) Forsythe 1min01seg304
8 – Will Power (AUS) Team Australia 1min01seg587
9 – Charles Zwolsman (HOL) Conquest 1min01seg644
10 – Andrew Ranger (CAN) Conquest 1min01seg724
11 – Nelson Philippe (FRA) CTE-HVM 1min01seg767
12 – Katherine Legge (ING) PKV Racing 1min01seg777
13 – Jan Heylen (BEL) Dale Coyne 1min02seg502
14 – Dan Clarke (ING) CTE-HVM 1min02seg706
15 – Nicky Pastorelli (HOL) Rocketsports 1min04seg251
16 – Paul Tracy (CAN) Forsythe 1min05seg531

* Todos os pilotos utilizam chassis Lola e motores Cosworth.