Coluna Conversa de Pista: F-E TEM MASSA, DI GRASSI E NELSINHO

Temporada 2018/2019 dos carros elétricos traz novidades técnicas

Por Wagner Gonzalez

A F-E, categoria de monopostos movidos por energia elétrica, inicia sábado na Arábia Saudita, a sua quinta temporada com um novo modelo de carro, mais rápido e com maior autonomia; enquanto no Brasil a Stock Car ainda não sequer seu calendário para 2019, os organizadores da fórmula elétrica  já falam na inclusão da Coréia do Sul como nova integrante do calendário de 2019/2020. Três brasileiros disputam a categoria: os campeões Nelson Piquet Jr (2014/2015) e Lucas Di Grassi (2016/2017) e Felipe Massa, que estreia na equipe ligada Á  Mercedes-Benz.

Lucas Di Grassi, campeão da temporada 2016/2017 defende a equipe ABT-Audi (FIA-F-E)

 

Para promover a abertura do certame Massa participou de uma disputa surreal: em uma estrada próxima a Al Diriyah onde o evento acontece no sábado: um verdadeiro racha contra um falcão peregrino, considerado o animal mais veloz da face da terra, experiência que você confere nesteÂvideo.

Foi a segunda vez que o desempenho um carro da F-E foi comparado com um animal: no ano passado o atual campeão Jean-Eric Vergne acelerou ao lado de um guepardo em uma estrada da Cidade do Cabo, na África do Sul. O automóvel veneu por margem mÁ­nima. Uma pesquisa nas redes sociais indicou que a disputa entre o GEN2, o novo monopostos da F-E, e o falcão peregrino seria uma disputa interessante: aparte o fato de a ave ter a região árabe como seu habitat, o falcão peregrino pode alcançar 350 km/h. Para realizar a disputa o animal escolhido foi treinado para seguir uma isca que, na disputa final, foi ligada a uma linha presa junto a uma antena instalada no santantonio do monoposto.

“Foi uma experiência incrÁ­vel”, declarou Massa ao final da disputa, realizada em um local tombado como patrimÁ´nio histórico pela Unesco. “Não vou esquecer disso tão cedo”.

Nelsinho Piquet, o primeiro campeão mundial da categoria (2014/2015), continua na equipe Jaguar-Panasonic (FIA-F-E)

 

Ao contrário da maioria dos campeonatos de automobilismo, a F-E pratica uma temporada que inicia no final de um ano e termina na metade do seguinte. A categoria usa quase que exclusivamente circuitos de rua (a única exceção é a etapa mexicana, que acontece no autódromo Hermanos Rodrigues, na capital do paÁ­s), sempre planos, com retas curtas e curvas fechadas. Nos últimos anos o calendário inicial chegou a incluir etapas no Rio de Janeiro e em São Paulo, mas ambas foram canceladas; a possibilidade de que o evento aconteça no Brasil é sempre citada e recentemente até mesmo Belo Horizonte foi incluÁ­da como possÁ­vel cidade escolhida. Infelizmente os promotores brasileiros não conseguiram consumar o anunciado. Paralelamente, outros paÁ­ses trabalham para garantir uma data e há entendimentos para levar os carros elétricos Á  Coréia do Sul em 2020.  A competição deverá acontecer em circuito em Seoul com traçado que ainda precisa ser ratificado pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) e a prefeitura da cidade para ser homologado.

As formas inéditas do  GEN2 deixa o monoposto parecido a um protótipo biposto (FIA-F-E)

 

Para a temporada que inicia no próximo fim de semana em Ad Diriyah, na Arábia Saudita, a maior novidade é Gen2, o novo carro da categoria, que traz inovações que vão muito além da estética inusitada para monopostos: o modelo tem as rodas cobertas e um visual que os próprios promotores admitem remeter ao Batmóvel. Suas novas baterias proporcionam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2”8, atingir até 280 km/h de velocidade máxima e agora permitem que os pilotos possam usar um único carro durante a prova inteira, já que acumulam maior carga de energia. Veja nesteÂvÁ­deo uma breve demonstração do que mudou entre os dois carros.

O formato das provas também vai mudar: em vez de quilometragem pré-definida, agora o percurso de cada eGP será de 45 minutos mais uma volta, solução adotada em várias categorias, inclusive em provas nacionais. O halo – o arco de proteção instalado em torno da abertura do cockpits – recebeu um filete de led que poderá emitir luz de duas cores: azul (que identificará quando o piloto estará usando o modo de ataque, opção que permite utilizar 225 kW, 25 kW a mais que a potência de corrida) e magenta (quando o piloto usará uma o recurso doÂfan boost, bÁ´nus que autoriza elevar a potência disponÁ­vel para algo entre 240 kW e 250 KW.

O bÁ´nus de ataque exigirá que o piloto complete um trecho da pista passando ao lado das barreiras de proteção onde um processo de indução vai liberar mais potência ao motor elétrico. Já o bÁ´nus do fan boost é obtido por votação do público via redes sociais). Comparadas com as baterias usadas nas quatro temporadas disputadas até agora, as novas podem acumular 54 kWh (quilowatt hora), praticamente o dobro dos 28 kWh disponÁ­veis até então.

Cacá Bueno (foto) e Sergio Jimenez são os pilotos da equipe Jaguar Racing Brasil (Jaguar E-Trophy)

 

Cinco brasileiros disputarão a temporada 2018/2019 do circo da F-E, que passa a incluir a primeira série mundial para elétricos de produção comercial, o Jaguar I-Pace e Trophy. Cacá Bueno e Sérgio Jimenez formam a equipe Jaguar Brasil nesse torneio monomarca que reunirá 20 carros.

O Calendário

15/12/2018 - Riyadh, Arábia Saudita*
12/1/2019 – Marrakech, Marrocos
26/1/2019 – Santiago, Chile
16/2/2019 – Cidade do México, México
10/3/2019 – Hong Kong, Hong Kong
23/3/2019 – Sanya, China
13/4/2019 – Roma, Itália
27/4/2019   – Paris, França

11/5/2019 – MÁ´naco, MÁ´naco
25/5/2019 – Berlin, Alemanha

9/6/2019 – Berna, SuÁ­ça

13 e 14/7 – Nova York, Estados Unidos

Veja nesteÂvÁ­deo a pintura dos carros para este ano. A lista de inscritos para a temporada 2019/2019 traz novidades como os ex-F-1 Stoffel Vandoorne (McLaren) e Pascal Wehrlein (Sauber) e têm a participação oficial de marcas como Audi, BMW, DX,  Jahuar, Mahindra, Mercedes e Nissan.

 

Núm/Piloto/PaÁ­s/Equipe/PaÁ­s

 

2 – Sam Bird (Grã-Bretanha),Envision Virgin Racing (Grã-Bretanha)

3 – Nelson Piquet Jr. (Brasil), Panasonic Jaguar Racing

4 – Robin Frijns (Holanda), Envision Virgin Racing (Grã-Bretanha)

5 – Stoffel Vandoorne (Bélgica), HWA Racelab (Alemanha)

6 – Maximilian Günther (Alemanha)  Geox Dragon Racing (EUA)

7 – José MarÁ­a López (Argentina), Geox Dragon Racing (EUA)

8 – Tom Dillmann (França), NIO Formula E Team (Grã-Bretanha)

11 – Lucas di Grassi (Brasil), Audi Sport Abt Schaeffler Formula E Team (Alemanha)

16 – Oliver Turvey (Grã-Bretanha), NIO Formula E Team (Grã-Bretanha)

17 – Gary Paffett (Grã-Bretanha), HWA Racelab (Alemanha)

19 – Felipe Massa (Brasil),  Venturi Formula E Team (MÁ´naco)

20 – Mitch Evans (Nova Zelândia),  Panasonic Jaguar Racing (Grã-Bretanha)

22 – Oliver Rowland (Grã-Bretanha), Nissan e.dams (Japão)

23 – Sébastien Buemi (SuÁ­ca), Nissan e.dams (Japão)

25 – Jean-Éric Vergne, DS Techeetah (China)

27 – Alexander Sims (Grã-Bretanha), BMW i Andretti  Motorsport (Alemanha)

28 – António Félix da Costa (Portugal), BMW i Andretti Motorsport (Alemanha)

36 – André Lotterer (Alemanha), DS Techeetah (China)

48 – Edoardo Mortara (SuÁ­ça), Venturi Formula E Team (MÁ´naco)

64 – JérÁ´me d’Ambrosio (Bélgica), Mahindra Racing (Ándia)

66 – Daniel Abt (Alemanha), Audi Sport Abt Schaeffler Formula E Team (Alemanha)

94 – Pascal Wehrlein (Alemanha), Mahindra Racing (Ándia)