Copa Brasil Spyder Race: Marote e Campagnolo vencem no Rio de Janeiro

Em corrida cheia de variáveis, Marote vence e amplia liderança, enquanto na Light a vitória de Campagnolo deixa a disputa do tÁ­tulo ainda mais acirrada.

O paulista Fulvio Marote (RJ Racing / Marote Motorsport) venceu nesse final de semana o GP Agassys válido pela 6ª Etapa da Copa Brasil Spyder Race realizado no Autódromo Internacional Nelson Piquet (RJ).

Largando na pole position, Marote manteve a liderança de ponta Á  ponta, sendo ameaçado por Rodrigo Posses (G-Stage) que a partir da 4ª volta assumiu a segunda posição que era de Fabio Perez (SP Mec), que sofreu com problemas mecânicos no seu carro n° 89.

As emoções da etapa carioca começaram logo na largada, com um acidente envolvendo José Cardoso (ML Racing), Luiz Abbade (HJL Motorsport) e Ivan Mendes (Arias Motorsport), causando o abandono do primeiro. Sergio Ventura, o “Saúva”, substituiu Carlos Ortolani no carro n° 77 na etapa carioca abandonou na 2ª volta devido a quebra da suspensão traseira.

Abbade teve o aerofólio traseiro danificado pelo acidente, o que viria a desclassificá-lo na 7ª volta: os comissários por acharem perigoso o fato da lâmina da asa traseira estar pendurada e podendo assim soltar-se a qualquer momento, mostraram ao piloto bandeira preta com o circulo laranja, que significa que o carro n° 10 deveria entrar ao box para reparos. “Sinceramente vi apenas a bandeira sendo mostrada por duas vezes, e quando entrei no box fui informado que havia sido desclassificado. Uma pena, mas são coisas de corrida”, comentou o piloto que por regulamento teria o tempo de três voltas para obedecer uma ordem dos comissários através das bandeiras; após o tempo estipulado, o carro fora desclassificado da prova.

Enquanto isso, Marcelo Campagnolo (Cesinha Competições) que largou na pole na categoria Light mantinha a liderança com Sergio Martinez (RSports) na segunda posição; Raijan Mascarello (Guerra Motorsports), lÁ­der do campeonato encontra problemas no motor de seu carro e via seu companheiro de equipe, o estreante piloto carioca Alexandre “Tande” Camara, superá-lo .

Após o toque da largada, o mineiro Ivan Mendes tentava manter-se na pista e somar o máximo de pontos para permanecer vivo no campeonato. Com o carro n°55 desalinhado, “Mineirinho” sabia que a chance de vitória escapara, mas o 7º lugar na geral (5º na categoria Race) o deixariam com 38 pontos de desvantagem em relação ao lÁ­der. Mas a saÁ­da de pista na volta 21 tornaram a vida do piloto de Belo Horizonte mais complicada para a última rodada.

No 20º minuto de prova, momento da entrada do Safety Car para neutralização da corrida e troca de pilotos os carros que correm em dupla, Fulvio Marote mantinha-se na liderança com Rodrigo Posses na segunda colocação, Fernando Fortes (SP Mec) em terceiro, seguido por Campagnolo (lÁ­der da Light), Martinez, Henrique Assunção (RJ Racing / Marote Motorsports), Pistilli (AT Autosport), Tande, Celso Freitas (Sauva Competições), Fabio Perez,  Ivan Mendes e Raijan Mascarello.

Durante a intervenção do Safety Car apenas o carro n° 23 entrou a box para substituição de pilotos. Celso Freitas passara a pilotagem para Peter Januário; a dupla substituiu no Rio de Janeiro o piloto Joon Park na Saúva Competições.

Na relargada, Marote mantinha a ponta, seguido por Posses que não permitia com que  o lÁ­der abrisse vantagem. Sergio Martinez que durante a primeira metade da prova sofria com problemas de engate no seu câmbio, após relargada percebia melhora no seu carro o que lhe deixa em condições de tentar aproximar-se do lÁ­der, Marcelo Campagnolo ou pelo menos somar importantes pontos e manter-se vivo no campeonato.

Na 24ª volta quando via o piloto do carro n° 33 perder tempo ao ser ultrapassado pelos pilotos da categoria Race, Martinez perdera o controle do seu carro graças a quebra do cubo da sua roda traseira esquerda, fazendo com o que o carro batesse contra a barreira de pneus.

Posses andando mais rápido que o lÁ­der desde a 21ª volta, começara a se aproximar de Fulvio, mostrando que a briga seria nas últimas voltas pela liderança. Mais rápido cerca de 0s2 por volta, Rodrigo tentou diminuir ainda mais a diferença de 0s998 para o lÁ­der, o que lhe custou uma rodada faltando apenas quatro voltas para o final.

Com isso, Fernando Fortes assumia a segunda colocação da prova e Posses voltava em terceiro. “Foi uma pena! Depois da relargada comecei a virar mais rápido que o Fulvio, então achei que restando cinco voltas seria o momento exato para atacar e lutar pela vitória. Infelizmente acabei rodando sozinho e perdi a posição para o Fortes”, explicou o piloto do carro n° 76, vencedor da etapa de Londrina na temporada.

Fulvio Marote vence em Jacarepaguá e alcança sua terceira vitória na temporada somando 126 pontos; Posses assumiu a segunda colocação com 83 pontos e mantém viva a chance de tÁ­tulo na próxima rodada dupla da temporada que acontecerá em Interlagos (SP). Ivan Mendes também mantém a chance da conquista de tÁ­tulo mesmo caindo para a terceira colocação com 80 pontos. Fernando Fortes com 73 pontos é o quarto piloto que mantém a chance de tÁ­tulo, mas dependerá que uma combinação de resultados para alcançar o tÁ­tulo da temporada 2010.

Na categoria Light, Marcelo Campagnolo chega a sua segunda vitória na temporada, depois de vencer em Santa Cruz do Sul (RS) a terceira etapa da temporada. Alexandre “Tande” Camara chegou na segunda posição, mas como é piloto convidado, não recebe os pontos do campeonato, e assim Raijan Mascarello somou mais 15 importantes pontos, o que o mantém na liderança com 111 pontos, contra 110 de Campagnolo. Sérgio Martinez é o terceiro com 94 pontos, enquanto a dupla Dal Pont e Abbade, mesmo desclassificados da etapa carioca ainda mantém a chance de tÁ­tulo, com 70 pontos na temporada.

A próxima etapa acontecerá em rodada dupla no Autódromo Internacional José Carlos Pace em Interlagos (SP) nos dias 13 e 14 de novembro.

Confira o resultado oficial da etapa do Rio de Janeiro:

1º) A – FULVIO MAROTE – RJ RACING/MAROTE MOTORSPORT – 45:57.583
2º) A – FERNANDO FORTES – SP MEC – 1.261
3º) A – RODRIGO POSSES – G STAGE – 1.763
4º) A – HENRIQUE ASSUNCAO – RJ RACING/MAROTE MOTORSPORT – 19.826
5º) A – FABIO HENRIQUE PEREZ – SP MEC – 20.372
6º) A – SERGIO PISTILLI – AT AUTOSPORT – 41.146
7º) B – MARCELO CAMPAGNOLO – CESINHA COMPETIÇOES -  42.553
8º) B – ALEXANDRE CAMARA – GUERRA MOTORSPORT – 49.247
9º) A – PETER JANUARIO/CELSO FREITAS – SAUVA COMPETIÇOES – 1:24.325
10º) B – RAIJAM MASCARELLO – GUERRA MOTORSPORT – 4 Vtas
11º) B – SERGIO MARTINEZ – RSPORTS  – 7 Vtas
12º) A – IVAN MENDES – ARIAS MOTORSPORT – 11 Vtas
13º) B – ROBERTO DAL PONT/LUIZ ABBADE – HJL MOTORSPORT – 25 Vtas
14º) A – HYPPOLITO MARTINES – AT AUTOSPORT – 26 Vtas
15º) A – SERGIO VENTURA – SAUVA COMPETICOES – 28 Vtas
16º) A – JOSE DE MELLO CARDOSO – ML RACING – Sem Tempo