Copa Clio: Motores mudam, mas W Racing continua na frente

José Cordova foi o mais rápido no primeiro treino livre em São Paulo. Diferença para o segundo colocado, José Vitte, foi de apenas 0s005.

A equipe W Racing mostrou força no primeiro treino livre para a quarta rodada dupla da temporada 2008 da Copa Renault Clio. O time do paranaense José Cordova e do paulista José Vitte fechou a sessão desta manhã, em Interlagos, nas duas primeiras posições – com seus pilotos praticamente empatados na relação de tempos. Cordova foi o mais rápido com 2min00s047, enquanto Vitte ficou em segundo a apenas 0s005 de seu companheiro de equipe.


 


“Nosso carro já vinha bem nas três primeiras provas, e era esperado que estivéssemos competitivos”, disse Cordova. “Ainda temos que melhorar um pouco o nosso acerto, principalmente porque a pista também deve mudar bastante ao longo do fim de semana, mas estou contente com este início de trabalho”, acrescentou.


 


O retorno da Copa Renault Clio a São Paulo marcou, também, o primeiro re-sorteio de motores da temporada. O regulamento técnico deste ano prevê que os propulsores sejam redistribuídos aos pilotos a cada três corridas, e foi o que aconteceu nesta semana. A troca comprovou, também, o equilíbrio da categoria, uma vez que não houve grandes mudanças na relação de forças entre os times, e pouquíssimos pilotos solicitaram a troca dos motores após o treino livre de hoje.


 


“O re-sorteio de motores dá mais transparência para o campeonato, e ajuda a manter o equilíbrio. Naturalmente há sempre uma pequena diferença entre um motor e outro, mas ao menos essa primeira troca mostrou que não há distorções significativas”, avaliou João Carlos Bolívar, chefe da equipe Bolívar Motorsport. O time comandado por ele fechou a manhã na terceira posição, com o paulista Luiz Frediani.


 


A esperada troca da central elétrica do carro para a etapa de São Paulo acabou não acontecendo. A centralina, que gerencia o sistema de injeção eletrônica de combustível, será adaptada aos novos motores de dois litros da categoria, mas vai entrar em cena somente na corrida do Rio de Janeiro, daqui a dois meses.


 


“A reprogramação da centralina deve deixar os carros mais rápidos mas, principalmente, vai evitar eventuais problemas de superaquecimento dos motores. Há um intervalo grande até a próxima corrida, e será importante estrearmos o novo sistema no Rio de Janeiro, que é uma praça tradicionalmente quente”, avaliou Ydenis Souza, da equipe Yros Racing.


 


O resultado completo do primeiro treino livre da Copa Renault Clio em Interlagos é o seguinte:


 


1º) José Cordova (PR), 2:00.047, média de 129.21 Km/h
2º) José C Vitte (SP), 2:00.052
3º) Luiz Frediani (SP), 2:00.463
4º) Eduardo Garcia (DF), 2:00.715
5º) Rodolfo Pousa (SP), 2:00.799
6º) Wagner Cardoso (PR), 2:00.989
7º) Rolf Gemperli (SP), 2:01.221
8º) Luciano Kubrusly (SP), 2:01.354
9º) Carlos Rocha (SP), 2:01.553
10º) Cesare Marrucci (SP), 2:01.600
11º) Zigomar Junior (SP), 2:01.769
12º) Robson Vieira (SP), 2:01.903
13º) Roberto Santos (SP), 2:02.428
14º) André Bragantini Jr (PR), 2:02.443
15º) Rodrigo Rocha (SP), 2:02.456
16º) Luciano da Silva (SP), 2:02.516
17º) Zizi Paioli (SP), 2:02.636
18º) Renato Pereira (SP), 2:02.683
19º) Edson do Valle (GO), 2:03.015
20º) Ewaldo Telles (DF), 2:03.748
21º) Ydenis de Souza (SP), 2:03.755
22º) Paulo Breim (SP), 2:05.539


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *