FRenault: Calor surpreende pilotos e equipes em Tarumã

Clima na região de Porto Alegre é atípico para o inverno. Sol forte e termômetros beirando os 30º C, no entanto, não elevou a temperatura da pista, que ficou em torno de 40º C.

O sol forte e o calor pouco comuns nesta época do ano na região Sul do país foram a principal característica do primeiro dia de treinos para a quarta rodada dupla da temporada da Fórmula Renault Brasil, que está sendo realizada no Autódromo de Tarumã, a cerca de 40km de Porto Alegre, em conjunto com a Fórmula 3 Sul-Americana, a Copa Clio e a Super Clio.

Com os termômetros beirando os 30º C durante boa parte desta quinta-feira (13), os pilotos suaram os macacões mais do que o esperado para completar os treinos do dia. O sol forte e a quase ausência de nuvens, no entanto, não refletiram na temperatura da pista, e os treinos foram realizados com o asfalto sendo considerado “frio” pelo engenheiros.

“Às 14h30, pouco antes do nosso primeiro treino cronometrado, a temperatura do asfalto estava em torno dos 38º C, só um pouco acima da temperatura ambiente. Para a temperatura da pista ser considerada alta deve beirar os 50º C e, por esse motivo, não chegamos a fazer alterações significativas no carro”, declarou Mario Romancini, um dos estreante da Fórmula Renault.

O piloto da equipe Full Time Sports se adaptou rapidamente ao circuito e, mesmo tendo usado pneus com grande número de voltas nas sessões desta quinta-feira, se manteve entre os mais rápidos e fechou a primeira sessão do dia na quarta posição.

“Nosso objetivo foi acertar o carro para as corridas. Amanhã, certamente, o foco vai mudar um pouco porque aqui em Tarumã é fundamental largar bem posicionado. Os pontos de ultrapassagens não são abundantes e por isso começar a prova na frente ajuda muito na busca por um lugar ao pódio. Por isso, velocidade nos treinos também será fundamental”, disse Romancini.

Nesta sexta-feira será realizado o primeiro treino livre para a rodada deste fim de semana, à partir das 15h45. No sábado, às 11h00, está programada mais uma sessão livre de 30 minutos e a primeira corrida do dia, às 16h13. No domingo, a segunda prova do dia começa às 14h28.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *