Copa Clio: Pilotos da Copa Clio terão dia cheio nesta quinta-feira em Curitiba

Com três sessões de treinos livres de 45 minutos cada, pilotos foram recompensados pela falta de treinos na pré-temporada da categoria.

Se os pilotos da Fórmula 3 Sul-Americana e da Fórmula Renault se esbaldaram em treinos para a quinta temporada do Renault Speed Show no Brasil, que começa neste fim de semana no Autódromo Internacional de Pinhais, na Grande Curitiba, os pilotos da Copa Clio tiveram um início de ano dos mais parados desde que a categoria chegou ao país, em 2002. A maioria dos carros só saiu da oficina para uma única sessão de testes disputada em conjunto com a Fórmula Renault, em Interlagos, o que desagradou tanto os novatos – que precisavam de quilometragem para se acostumar com a categoria – quanto os pilotos que trocaram de equipe – e, obviamente, necessitavam de algum tempo para a adaptação.

Para compensar essa falta de testes na pré-temporada, a organização do Speed Show programou uma verdadeira maratona para esta quinta-feira no circuito Raul Boesel, sede da primeira corrida do ano (com largada prevista para as 11h03 deste domingo). Amanhã (23), os pilotos terão direito a três sessões de treinos livres de 45 minutos cada uma, com início às 11h00. “Faremos ainda um treino às 12h45 e outro às 14h45”, explica o piloto Pedro Larriera (El Tranvia/ Elemidia), um dos nomes que devem se destacar nessa primeira prova. “Sem esses testes extras, os pilotos que estão chegando ou mesmo aqueles que mudaram de equipe, como é o meu caso, estariam prejudicados”, completou o piloto.

Larriera assinou para este ano contrato com a Bolívar Motorsport, time que venceu as duas últimas corridas do ano passado, em São Paulo, com Luis Frediani. De casa nova, ele espera fazer uma boa temporada e acredita que, mais experiente na categoria e com um carro competitivo, possa brigar por vitórias ao longo do campeonato. “Estou muito ansioso para saber como o meu novo carro vai se comportar”, admitiu o piloto. “O Bolívar me disse que o acerto básico da equipe para essa pista é muito bom, e não vejo a hora de acelerar. Certamente vou precisar contar com todo o empenho do time, porque o ano promete ser de grids cheios e muita competitividade”, finalizou o piloto.

A Copa Clio começa a temporada com fôlego renovado, assim como acontece na Fórmula Renault e na Fórmula 3. A chegada de muitos pilotos estreantes vindos de campeonatos regionais de automobilismo confirma a expectativa de um grid próximo dos 30 carros, segundo levantamento prévio feito pelos chefes de equipe. “Tudo indica que as três categorias dêem um grande espetáculo e que, com a consolidação da Super Clio, o que deve ocorrer a partir da próxima etapa, o Speed Show cresça ainda mais”, declarou o chefe da equipe de Pedro Larriera, João Carlos Bolívar.

Além das três sessões de treinos livres previstas para esta quinta-feira, os pilotos da Copa Clio disputarão outros dois treinos na sexta-feira e mais uma sessão na manhã seguinte. A partir das 14h00 de sábado será realizado o treino de classificação para a corrida de domingo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *