Copa Clio: Pilotos da Copa Clio terão dia cheio nesta quinta-feira em Curitiba

Com três sessões de treinos livres de 45 minutos cada, pilotos foram recompensados pela falta de treinos na pré-temporada da categoria.

Se os pilotos da Fórmula 3 Sul-Americana e da Fórmula Renault se esbaldaram em treinos para a quinta temporada do Renault Speed Show no Brasil, que começa neste fim de semana no Autódromo Internacional de Pinhais, na Grande Curitiba, os pilotos da Copa Clio tiveram um inÁ­cio de ano dos mais parados desde que a categoria chegou ao paÁ­s, em 2002. A maioria dos carros só saiu da oficina para uma única sessão de testes disputada em conjunto com a Fórmula Renault, em Interlagos, o que desagradou tanto os novatos – que precisavam de quilometragem para se acostumar com a categoria – quanto os pilotos que trocaram de equipe – e, obviamente, necessitavam de algum tempo para a adaptação.

Para compensar essa falta de testes na pré-temporada, a organização do Speed Show programou uma verdadeira maratona para esta quinta-feira no circuito Raul Boesel, sede da primeira corrida do ano (com largada prevista para as 11h03 deste domingo). Amanhã (23), os pilotos terão direito a três sessões de treinos livres de 45 minutos cada uma, com inÁ­cio Á s 11h00. “Faremos ainda um treino Á s 12h45 e outro Á s 14h45”, explica o piloto Pedro Larriera (El Tranvia/ Elemidia), um dos nomes que devem se destacar nessa primeira prova. “Sem esses testes extras, os pilotos que estão chegando ou mesmo aqueles que mudaram de equipe, como é o meu caso, estariam prejudicados”, completou o piloto.

Larriera assinou para este ano contrato com a BolÁ­var Motorsport, time que venceu as duas últimas corridas do ano passado, em São Paulo, com Luis Frediani. De casa nova, ele espera fazer uma boa temporada e acredita que, mais experiente na categoria e com um carro competitivo, possa brigar por vitórias ao longo do campeonato. “Estou muito ansioso para saber como o meu novo carro vai se comportar”, admitiu o piloto. “O BolÁ­var me disse que o acerto básico da equipe para essa pista é muito bom, e não vejo a hora de acelerar. Certamente vou precisar contar com todo o empenho do time, porque o ano promete ser de grids cheios e muita competitividade”, finalizou o piloto.

A Copa Clio começa a temporada com fÁ´lego renovado, assim como acontece na Fórmula Renault e na Fórmula 3. A chegada de muitos pilotos estreantes vindos de campeonatos regionais de automobilismo confirma a expectativa de um grid próximo dos 30 carros, segundo levantamento prévio feito pelos chefes de equipe. “Tudo indica que as três categorias dêem um grande espetáculo e que, com a consolidação da Super Clio, o que deve ocorrer a partir da próxima etapa, o Speed Show cresça ainda mais”, declarou o chefe da equipe de Pedro Larriera, João Carlos BolÁ­var.

Além das três sessões de treinos livres previstas para esta quinta-feira, os pilotos da Copa Clio disputarão outros dois treinos na sexta-feira e mais uma sessão na manhã seguinte. A partir das 14h00 de sábado será realizado o treino de classificação para a corrida de domingo.