Copa ECPA de Endurance: Na primeira etapa, piloto ganhador não foi o venc

Prova 3 horas de disputa no último sábado e reuniu carros e gaiolas no mesmo grid

Em sua primeira edição, o grid de largada da Copa ECPA de Endurance reuniu 38 pilotos em 21 carros, divididos nas categorias Turismo e Tubular, em uma corrida de três horas de duração e mais de 120 voltas pelo autódromo do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo.

Â

De formato inédito, sem dúvida, essa será a grande novidade do ano no ECPA e que contará ainda com mais três etapas previstas para essa temporada de 2017, incluindo as 100 Milhas Piracicaba, todas contando pontos.

Â

O piloto Vinicius Henrique, que largou na segunda posição, assumiu a ponta antes da metade da prova para não perder mais a ponta. Porém, depois de 123 voltas, o piloto de São Paulo foi punido por não cumprir o tempo exigido durante uma das duas paradas obrigatórias e foi penalizado em duas voltas. “Foi um grande equÁ­voco da minha parte, pois faltou apenas 12 segundo. Não sei onde errei o calculo na parada”, lamentou inconsolável.

Â

Conclusão: quem subiu ao alto do pódio foram os integrantes da famÁ­lia Guerra, da equipe Guerra Motorsport, formado por Leandro, Renan e Humberto. “Como a diferença na bandeirada foi de 20 segundo, acho que vencerÁ­amos mesmo se o Vinicius tivesse cumprido o tempo corretamente, pois até saÁ­ do box, ele voltaria atrás de nós”, exaltou Leandro.

Â

Largando na poleposition, o piloto de Araraquara, Athus Biruel, chegou na terceira colocação da prova. Logo atrás, a dupla piracicabana, formada por pai e filho, Dito e Felipe Giannetti.

Â

Turismo

Na categoria Turismo, o regulamento prevê um desmembramento dos pilotos que disputam o campeonato de Marcas e Pilotos, seguindo o mesmo ranqueamento. Nesse caso, pontuaram separados os pilotos da classe Super, que formam a Turismo A. Já os pilotos das classes Light e Novatos, formam a Turismo B.

Â

Em primeiro lugar, na Turismo A, ficou o trio formado pelos pilotos Rodrigo Huidobro, João Marcelo e Rodrigo Stefanini. Em segundo ficou a dupla paulistana composta por Luiz Cirino e Rodrigo Moreno, seguido do piracicabano Juliano Ganedlim, que chegou na terceira posição.

Â

“Acho que nossa estratégia foi simples, mas perfeita. Usamos as duas paradas obrigatórias para as trocas de pilotos. Assim, não cansamos demais e cada um fez um percurso de uma hora com fÁ´lego para suportar a pressão dos adversários”, explicou Stefanini.

Â

Dobradinha

Na Turismo B, o piracicabano Francis Piedade formou um trio com João Moraes e Ricardo Pinto (ambos de São Paulo), da equipe Phoenix Competições. Em segundo, ficou outra dupla da mesma equipe, formada por Luc Monteiro e Guilherme Reischl. Confira o resultado final de cada categoria:

Â

Tubular

1º Leandro/Renan/Humberto – São Paulo

2º Vinicius Henrique – São Paulo

3º Athus Biruel – Araraquara

4º Dito Giannetti / Felipe Giannetti – Piracicaba

5º Leonardo/João – Araraquara

Â

Turismo A

1º Rodrigo/João Marcelo/ Stefanini – Piracicaba

2º Luiz Cirino/Rodrigo Moreno – São Paulo

3º Juliano Gandelim – Piracicaba

4º Alexandre/Thiago – São Paulo

5º Edson/Bruno – Santos

Â

Turismo B

1º João Moraes/Francis Piedade/Ricardo Pinto – Piracicaba/São Paulo

2º Luc Monteiro/Guilherme Reischl – São Paulo

3º Fábio/Rodolfo/Claudio – São Paulo

4º Alexandre/Hugo – São Paulo

5º Rodrigo / Ademir – São Paulo