12 Horas de Bathurst: Trio da Ferrari vence em Mount Panorama


TwitterFacebookWhatsAppGoogle+Pin It

O trio formado pelos australianos Craig Lowndes/Jamie Whincup e o finlandês Toni Vilander (#88 Maranello Motorsport Ferrari 488 GT3) venceu neste domingo (05/02) a 16ª edição da 12 Horas de Bathurst, disputada no circuito de Mount Panorama, na Austrália.

Com uma eletrizante hora final de prova, Lowndes/ Whincup/Vilander, que alinharam na pole-position, completaram 290 voltas, uma a mais do que o quarteto segundo colocado Marc Lieb/Patrick Long/Matt Campbell/David Calvert Jones (#12 Porsche 911 GT3 R Ice Break Competition Motorsport).

O trio Guy Smith/Steven Kane/Oliver Jarvis (#17 Bentley M-Sport Continental GT3) completou o pódio no geral.

Faltando 59 minutos para o final Whincup entrou nos boxes, para a troca de pneus e reabastecimento. Shane van Gisbergen (#22 Mercedes-AMG Scott Taylor Motorsport) assumiu a liderança com 53s76 de vantagem sobre Whincup.

Com uma pilotagem forte van Gisbergen abriu o máximo possível de vantagem, até entrar nos pits, faltando 45 minutos para o final. Sem trocar os pneus, o neozelandês voltou a pista 350 metros a frente de Whincup. Depois de um intenso duelo pela liderança entre os dois parceiros na Red Bull Racing Virgin no Austrália Supercars, Whincup retomou a liderança e rapidamente abriu vantagem.

Pouco depois van Gisbergen acertou a traseira do #51 Porsche GT3 R da IMAK Kwikmit (Andrew Mc Pherson/ Neale Muston/Tim Miles), que era retardatário. O Porsche bateu forte no muro, e a bandeira amarela foi acionada. Com a prova reiniciada, faltando 20 minutos para o final, o carro #22 recebeu um drive-through, pelo toque no #51. Antes de cumprir a punição van Gisbergen cometeu um erro, e rodou indo direto para o muro.  A 16ª e última amarela (recorde na história da prova), foi agitada.

A relargada aconteceu com apenas cinco minutos para a bandeirada final. Com Whincup mantendo o controle até o final.

Final:

1.º Vilander/Whincup/Lowndes (Ferrari) 290 voltas
2.º Lieb/Calvin-Jones/Campbell/Long (Porsche) a 1 volta
3.º Kane/Jarvis/Smith (Bentley) a 1 volta
4.º Martin/Talbot/Padayachee (Porsche) a 1 volta
5.ºParente/Bell/Ledogar (McLaren) a 1 volta
6.º Lago/Owen/Russell (Lamborghini) a 2 voltas
7.º Samadi/Gaunt/Holliday (Audi) a 2 voltas
8.º Strauss/Kelly/Mardenborough/ (Nissan) a 2 voltas
9.º Cini/Hollsworth/Fiore (Audi) a 3 voltas
10.º Manolis/Miller/Capelli/Canto (Lamborghini) a 4 voltas

Resultado completo: http://www.raceresults.nu/uitslagen//2017/Australia/Liqui-moly%20Bathurst%2012%20Hour%202017/12%20Hour%20-%2012%20Hour.pdf

Compartilhar
TwitterFacebookWhatsAppGoogle+Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *