Copa Fiat: Categoria estreia no anel externo de Brasília

Novidade e aumento do equilíbrio mudam no circuito para a rodada dupla deste domingo

Depois de dois anos de utilização do traçado completo com 5.475 metros de comprimento, a rodada dupla da Copa Fiat neste fim de semana no Autódromo Internacional Nelson Piquet (Brasília) será disputada pelo anel externo. A decisão de levar a série de turismo do Racing Festival para a variante de 2.919 metros de extensão foi tomada não apenas para experimentar uma nova opção de circuito, como também para aumentar ainda mais o já característico equilíbrio da categoria. Com apenas quatro curvas para a direita, a tendência é uma acentuada redução na diferença de tempos entre os pilotos.

A novidade provocará uma profunda alteração no acerto dos carros. “O conceito mudará totalmente”, assegura William Lube, chefe da GT Racing/Itaú, equipe do bicampeão e atual líder Cacá Bueno e seu irmão Popó. “Os pilotos vão correr com um carro torto, com modificações na altura e cambagens diferentes nas rodas dos dois lados”, continua. O desgaste dos pneus também não será uniforme, já que os do lado esquerdo serão submetidos a exigências muito mais elevadas.

Lube admite que o circuito misto seria mais favorável à sua equipe, com base no retrospecto na Capital Federal. “Temos uma ótima receita de acerto. Já ganhamos em Brasília nos dois anos anteriores. Como ninguém andou lá com este carro, a tendência é de um nivelamento maior, principalmente na segunda bateria. Na primeira, imagino que as equipes que estão à frente no campeonato continuarão levando o favoritismo”, aponta Lube, cuja organização está sediada em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.

A experiência dos pilotos que já conhecem o anel externo de Brasília pode compensar a redução da superioridade técnica. “O pessoal que correu aqui pela Stock Car, como são os casos do Cacá e do Popó, deve sair na frente. Este traçado será o de maior velocidade média da Copa Fiat. Com isso, é preciso ter confiança no carro e leva um pouco mais de tempo para pegar a mão. Quem tem mais experiência neste tipo de circuito levará vantagem”, aposta.

A programação da quinta e penúltima rodada dupla será aberta sábado, com a realização das duas baterias de treinos livres e da tomada classificatória para a 9ª etapa, cuja largada está prevista para as 10h05 de domingo. A segunda bateria, com inversão dos oito primeiros do grid em relação à ordem de chegada da prova inicial, começará às 13h25, com transmissão ao vivo pelo SporTv e a cobertura direta do site www.brmtv.com.br. Os ingressos poderão ser trocados por dois quilos de gêneros alimentícios nas bilheterias do autódromo no sábado e domingo. Além da Copa Fiat, o Racing Festival terá também as corridas da Yamaha R1 GP 1000, espetáculo de freestyle e o sorteio de um Uno Vivace para os torcedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *