Copa Fiat: Categoria terá treinos extras antes da estreia em Londrina

Ensaios no norte-paranaense abrem programação da rodada dupla inaugural de 2012

Uma sessão de treinos extras na sexta-feira da próxima semana abrirá, na prática, a programação da rodada dupla inaugural da Copa Fiat no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina. Será o primeiro contato das equipes e pilotos com o novo carro, que passou por profundas evoluções tecnológicas tanto nas suspensões, pneus e aerodinâmica como no motor T-Jet 1.4.

Serão três horas de ensaios, divididos em duas sessões de 90 minutos – uma das 12 às 13h30 e outra das 15h30 às 17 horas. “Os motores já estão prontos e todos os carros foram entregues às equipes, onde passam apenas pelos trabalhos de pintura e finalização de detalhes”, explicou Beto Gardano, responsável pela área técnica da RM Racing Events, empresa organizadora da Copa Fiat.

Os pilotos notarão as significativas transformações sofridas pelos carros da categoria, que trocou a denominação de Trofeo Linea no final da temporada passada. Não apenas em função do motor mais forte e dos pneus Pirelli P Zero de aro 18, mas também das suspensões. A dianteira original do Linea foi reprojetada especialmente para as pistas, com barra anti-rolagem ligada diretamente à manga de eixo. A traseira também foi alterada e permitirá regulagem muito mais rápida da cambagem e da convergência das rodas. Com isso, as equipes poderão mexer no acerto inclusive nos minutos finais dos treinos classificatórios, aumentando as possibilidades de mudança nos resultados e na ordem do grid até à última volta.

Os carros receberam um kit aerodinâmico constituído por saias laterais, pára-lamas, asas dianteira e traseira, além de assoalho de madeira e extrator de ar posterior. Toda essa atualização deverá representar um aumento considerável de velocidade em relação ao modelo anterior. Os testes iniciais deverão começar a dar uma medida mais aproximada desse ganho.

O formato desportivo permanece inalterado. Os treinos livres e as tomadas classificatórias serão realizadas aos sábados e as duas corridas continuam reservadas para os domingos, uma pela manhã e outra no início da tarde com a mesma duração de 25 minutos mais uma volta. O sistema de grid invertido dos oito primeiros da segunda bateria em relação à ordem de chegada da primeira permanecerá em vigor.

A programação da Copa Fiat em Londrina:

2 de junho (sábado)

09h20 – 09h50 – Treino livre 1
10h40 – 11h40 – Treino livre 2
13h40 – 14h40 – Treino livre 3
15h20- 15h40 – Treino classificatório
15h45 – Top Qualifying (6 melhores do Q1)

3 de junho (domingo)

10h45 – Corrida 1

13h20 – Corrida 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *