Copa Montana: Copa Chevrolet Montana é atração deste final de semana

Campeão da Stock Jr. em 2008 vai fazer sua estreia com as picapes em Curitiba.

A Copa Chevrolet Montana será uma das grandes atrações deste final de semana (08 a 11/4) no Autódromo Internacional de Curitiba (PR), como nova integrante da família Stock Car. A categoria nasce da fusão entre a Copa Vicar e a Pick-Up Racing, e reunirá 42 pilotos que almejam subir para a modalidade principal.
Campeão brasileiro da Stock Jr. em 2008 e com boa passagem pela Copa Vicar no ano passado, Lucas Finger (Santa Carolina/Technos Relógios/Massa Tung) vai estrear correndo com as picapes e demonstra a ansiedade de quem vai iniciar apenas sua terceira temporada competindo nos carros. “Inicialmente a ansiedade é muito grande para essa etapa de Curitiba, pois ainda não sei como será essa nova categoria”, aponta o paranaense de Cascavel, radicado em Taubaté, interior de São Paulo.
Nas nove etapas previstas para a Copa Chevrolet Montana, os chassis tubulares serão montados com carenagem de fibra de vidro que remete à picape pequena da GM, utilizando motores V8 de 5.7 litros e 340 HP de potência. “Tiveram algumas mudanças nas picapes para este ano, então, será bem interessante, porque ninguém sabe como será o comportamento nas pistas. Eu acho que a competitividade continuará bem grande, existem vários pilotos muito experientes na categoria”, comenta o jovem piloto. 
Lucas Finger renovou o contrato com a equipe AMG Motorsport, comandada pelo multicampeão Ingo Hoffmann, e acredita que terá todo o suporte para buscar bons resultados. “O trabalho com a AMG no ano passado foi ótimo. Eu me dei muito bem com todas as pessoas da equipe e principalmente com o meu engenheiro. Fiquei muito feliz de conseguir andar mais um ano com eles, isto facilitará bastante o nosso trabalho”.
O experiente Ingo Hoffmann, diretor técnico da equipe AMG Motorsport, espera um bom início de temporada para Lucas, mas ressalta que nessa estreia é preciso um pouco mais de experiência. “O Lucas já está superenturmado, ele é muito querido na equipe. Claro, ele está ansioso para andar, pois ficou um bom tempo parado, mas ele precisa mesmo é andar com esse carro novo. Com esse novo chassi é um novo comportamento que todos têm de aprender, é igual para todo mundo”, disse o ‘Alemão’, como é conhecido na categoria.
Para Lucas, o sentimento é um misto de ansiedade e prudência pela estreia na temporada 2010. “A expectativa desse ano na categoria será grande, pois quero subir no pódio e até disputar o título. No ano passado adquiri uma boa experiência, mas se for comparar com os meus concorrentes, ainda falta muita coisa para aprender. Mas é assim mesmo, como diz o mestre Ingo, tem que dar tempo ao tempo”, filosofou o paranaense. 
Já Ingo acredita que Finger fará um bom ano nas picapes, assim como seus outros dois comandados na divisão principal, Átila Abreu e Gustavo Sondermann. “Ano passado foi um ano de aprendizado para ele e esta temporada será de afirmação. O Lucas é piloto muito rápido, bem consistente, com bons tempos de volta. Em 2009 a maior dificuldade dele era classificar o carro com os pneus zero, que ele quase não usava. Então, mesmo numa abertura de temporada ele já tem de estar concentrado para pegar ritmo de corrida. Mas creio que este seja o ano dele”, ressaltou Ingo.
Com a restrição de testes particulares na Copa Chevrolet Montana, assim como na divisão principal da Stock Car, o contato inicial dos pilotos com a nova picape acontecerá apenas nesta quinta-feira (08/4) com treinos coletivos, a partir das 15 horas. “A pista de Curitiba é uma das minhas favoritas, pois foi lá que ganhei a minha primeira corrida de carro, em 2008. Também é uma pista muito técnica e de alta velocidade. Vamos acelerar e vamos ver o que vai dar”, encerra o alegre Lucas Finger.
A prova de abertura da temporada está marcada para domingo (11/4), em Pinhais, dentro da programação da segunda etapa da Copa Caixa Stock Car, com transmissão ao vivo pela RedeTV!, a partir das 13 horas. O portal RaceTV também transmitirá pela internet, no www.racetv.com.br.
Ficha Técnica do Chevrolet Montana:
Motor: V8, 5.7 litros, 340 HP a 5.500 rpm
Pneus: Goodyear 25,5 x 10,5 de 18 polegadas
Rodas: Binno, modelo C5000 10,5 x 18 ET-25
Diferencial: Holinger, modelo HFD-04
Chassi: Tubular, feito de cromo-molibidênio
Freios: freios a disco Fremax, com sistema independente e pastilhas Ecopads
Câmbio: Bertolotti ou Saenz
Carroceria: Fibra de vidro
Peso mínimo: 1.280 kg.
Calendário da Copa Chevrolet Montana:
1ª etapa – 11 de abril – Curitiba (PR)
2ª etapa – 02 de maio – Velopark – (RS)
3ª etapa – 23 de maio – Rio de Janeiro (RJ)
4ª etapa – 06 de junho – Ribeirão Preto (SP) – Circuito de rua
5ª etapa – 05 de setembro – São Paulo (SP)
6ª etapa – 19 de setembro – Campo Grande (MS)
7ª etapa – 24 de outubro – Sta Cruz do Sul (RS)
8ª etapa – 21 de novembro – Brasília (DF)
9ª etapa – 5 de dezembro – Curitiba (PR)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *