Copa Petrobras: Categoria chega a Curitiba com oito na briga pelo tÁ­tulo

Pontuação dobrada na última rodada dupla da temporada proporciona muitos pilotos com condições matemáticas de conquistar o cobiçado troféu. Mitsubishi, Chevrolet, Ford, Toyota e Honda lutam entre as fábricas.

Oito pilotos ainda têm chances matemáticas de conquistar o tÁ­tulo da Copa Petrobras de Marcas. Dentre eles, só Ricardo MaurÁ­cio pode levar seu Honda Civic ao bicampeonato. Também estão na briga, que será realizada no domingo, dia 1º de dezembro no Autódromo de Curitiba, Ricardo Zonta (Toyota Corolla XRS), Denis Navarro (Toyota Corolla XRS), Alceu Feldmann (Honda Civic), Felipe Gama (Honda Civic), Galid Osman (Toyota Corolla XRS), Vitor Meira (Ford Focus) e Vicente Orige (Honda Civic).

Ricardinho lidera com 184 pontos, com Zonta em segundo (167), Denis Navarro (158), Feldmann (157), Gama, vencedor das duas provas em Cascavel, (155), Galid (151), Meira (146) e Orige com 115 pontos.

Na disputa entre as fábricas a primeira colocação está com a Honda, com 464 pontos seguida pela Toyota (437), Ford (266), Chevrolet (250) e Mitsubishi (158).

Essa grande quantidade de pilotos que desembarca na capital paranaense com chances de se sagrar campeão se deve Á  pontuação dobrada nesta oitava rodada dupla da temporada da Copa Petrobras de Marcas. Em vez dos normais 50 pontos (25 por vitória em cada uma das duas corridas), serão 100 pontos em disputa, 50 na prova de abertura, domingo Á s 9h05 e depois Á s 12h45. No sábado, Á s 16h10, acontece o treino classificatório, que define o grid de largada.

A ordem de largada da segunda e última corrida de 2013 é definida com a inversão de posição dos oito primeiros colocados na abertura. Essa prática, comum em toda a temporada, faz com que o vencedor largue em oitavo, o segundo em sétimo, o terceiro em sexto, o quarto em quinto, o quinto em quarto, o sexto em terceiro, o sétimo em segundo e o oitavo na pole position. Essa regra aumenta bastante a emoção da prova final, ainda mais com pontuação dobrada.

Junto com a Copa Petrobras de Marcas estará, assim como em toda a temporada, a Fórmula 3 Sul-americana, a principal categoria continental de monopostos. Felipe Guimarães já definiu a conquista do tÁ­tulo em Cascavel, quando venceu uma das corridas e ficou em segundo na outra. O vice-campeonato também já pertence a Raphael Raucci. A briga continua na F3 Light entre o argentino Bruno Etman e o brasileiro Artur Fortunato. Etman tem 242 pontos contra 214 do brasileiro de 16 anos. No final de semana estarão em jogo 40 pontos, 20 por vitória em cada uma das duas corridas.