Copa Petrobras de Marcas: Cascavel tem trÁªs pilotos locais na estreia da Copa Petrobras

Grandes nomes do automobilismo brasileiro e internacional foram formados na cidade do oeste paranaense. Campeão do Circuito Nova Schin Stock Car em 2003, David Muffato é um deles.

Famosa por produzir alguns dos melhores pilotos do Brasil, a cidade de Cascavel, no oeste paranaense, terá três representantes no grid de largada da sétima e penúltima etapa da Copa Petrobras de Marcas, cuja sétima rodada dupla da temporada está marcada para este domingo, respectivamente Á s 9h05 e Á s 12h45 no remodelado Autódromo Zilmar Beux.

Além de Jaidson Zini, que tem feito boa parte da temporada da Copa Petrobras com seu Ford Focus, Cascavel terá também no grid os estreantes Marco Romanini (Ford Focus), conhecido como Tiko, e Daniel Kaefer, que vai com o Chevrolet Cruze. Kaefer já fez a estapa local do Campeonato Brasileiro de Turismo, que corre nos mesmos dias que o Circuito Nova Schin Stock Car.

As atividades na pista têm inÁ­cio somente no sábado, com o shake down de dez minutos em que os pilotos são obrigados a passar pelos boxes, sem andar na grande reta de Cascavel. A partir das 9 horas será disputado o treino da oitava etapa da Fórmula 3 Sul-americana, que tem acompanhado a Copa Petrobras de Marcas durante a temporada, e Á s 9h50 os carros das cinco fábricas serão divididos em dois grupos, cada um com direito a 45 minutos de treinamento nos 3.058 metros do traçado cascavelense. A partir das 12h30 acontece o segundo último treinamento antes da definição do grid de largada.

Na parte da tarde serão realizados os dois classificatórios: da F3 (14h20) e do Brasileiro de Marcas (16h10) e, a partir das 16h55, a principal categoria continental de monopostos terá a primeira prova do final de semana, com 30 minutos mais uma volta. O lÁ­der da Fórmula 3 é Felipe Guimarães.

Domingo, a Copa Petrobras abre a programação com a primeira corrida Á s 9h05, em seguida será a vez da segunda prova da Fórmula 3 (10h25), com fechamento da sétima rodada dupla da Copa Petrobras sendo realizado Á s 12h45.

A grande disputa entre os fabricantes de carros pega fogo. A Toyota lidera com 385 pontos contra 380 da Honda, 229 da Ford, 208 da Chevrolet e 137 da Mitsubishi.

Entre os pilotos Ricardo MaurÁ­cio (Honda Civic) está na frente com 175 pontos, Denis Navarro (Toyota Corolla XRS) vem em segundo com 150, Ricardo Zonta (Toyota Corolla XRS) é o terceiro com 147, Alceu Feldmann (Honda Civic) o quarto com 137, Galid Osman (Toyota Corolla XRS) o quinto com 129 e Vitor Meira (Ford Focus) o sexto com 124.

Grande nomes de Cascavel

David Muffato, campeão de 2003 da Stock Car, Diogo Pachenki, que se sagrou campeão duas vezes (2004 e 2010) da categoria de acesso Á  Stock Car, são exemplos mais recentes de pilotos vencedores nascidos, criados ou formados em Cascavel, que também tem o catarinense Angelo Giombelli, tricampeão da Stock Car (1991,1992 e 1993) como morador há muitos anos. Jaime Melo, campeão da GT2, além de vencedor em outras categorias internacionais, e Pedro Muffato, entre outros, também integram esse rol de cascavelenses bons de braço.