Copa Petrobras de Marcas: Fernando Fortes é a novidade na temporada

Piloto que já correu pela J Star substitui Allam Khodair nesta segunda rodada dupla em BrasÁ­lia. O Japonês Voador já está na Bélgica para disputar a FIA GT Series. Na próxima etapa, titular do cockpit estará de volta e sem mais coincidência de datas até o final do ano.

Allam Khodair está fora da segunda rodada dupla da Copa Petrobras de Marcas, que será disputada neste final de semana no Autódromo de BrasÁ­lia. O motivo é que antes de acertar com a J Star, o Japonês Voador tinha assumido compromisso para correr na FIA GT Series – é parceiro do pentacampeão da Stock Car, Cacá Bueno – e viajou para a Bélgica onde sábado e domingo disputa a segunda rodada da temporada. Seu substituto no cockpit do Chevrolet Cruze será Fernando Fortes, que defenderá a escuderia no Campeonato Brasileiro de Turismo.

“Tivemos uma alteração no calendário e as datas bateram. É pena, pois o Allam começou bem, com um pódio logo na estreia e depois, na segunda corrida em Interlagos, foi atingido e, mesmo com o carro totalmente desalinhado, ainda chegou em sexto. O Fernando já andou com a gente no ano passado, quando foi parceiro do Leandro Romera e acho que vai se dar bem e ser veloz em BrasÁ­lia“, disse o engenheiro Celso Jordão, um dos chefes da J Star.

No final de semana, junto com a Copa Petrobras de Marcas a torcida poderá acompanhar também a Fórmula 3 Sul-americana, a principal categoria continental de monopostos e uma das mais importantes formadoras de pilotos no mundo. As duas têm rodada dupla. Enquanto a F3 tem uma corrida no sábado Á s 16h35 e outra no domingo Á s 10h25, a Copa Petrobras tem as provas no domingo, uma Á s 9h10 e a outra Á s 12h45.

No sábado, o treino classificatório da Fórmula 3 acontece entre as 14h50 e 15 horas e na Copa Petrobras das 17h20 Á s 17h30. Na segunda prova do final de semana, o grid das duas categorias sofre uma inversão. Na F3 o sexto colocado no sábado larga na pole, o quinto em segundo, o quarto em terceiro e o terceiro em quarto. Na abertura, o experiente Felipe Guimarães ganhou duas vezes e passou a ser o piloto a ser batido. Na Copa Petrobras a inversão da ordem de chegada da primeira corrida é entre os oito primeiros.

Campeonato de Marcas

1) Honda, 71
2) Chevrolet, 67
3) Toyota, 56
4) Ford, 18
5) Mitsubishi, 17

Os dez primeiros no campeonato de pilotos:

1) Ricardo MaurÁ­cio (Honda Civic), 45 pontos
2) Leandro Romera (Chevrolet Cruze), 33
3) Allam Khodair (Chevrolet Cruze), 30
4) Ricardo Zonta (Toyota Corolla XRS), 28
5) Alceu Feldmann (Honda Civic), 26
6) Gustavo Martins (Chevrolet Cruze), 21
7) Galid Osman (Toyota Corolla XRS), 20
8) Denis Navarro (Toyota Corolla XRS), 14
9) Thiago Marques (Ford Focus), 14
10) Felipe Gama (Honda Civic), 13.

Campeonato de equipes:

1) J.Star Racing (Chevrolet Cruze), 63 pontos
2) JLM Racing (Honda Civic) e Toyota RZ (Toyota Corolla XRS) , 48
3) Full Time (Honda Civic) 39
4) Carlos Alves Competições (Chevrolet Cruze) , 24
5) Toyota Bassani (Toyota Corolla XRS), 21
6) Amir Nasr Racing (Ford Focus), 18
7) Officer Pro GP (Mitsubishi Lancer GT), 13
8) Petrópolis Competições (Mitsubishi Lancer GT) , 4

Calendário de 2013 da Copa Petrobras de Marcas

7 de abril – Interlagos
21 de abril – BrasÁ­lia
21 de julho – Interlagos
25 de agosto – Curitiba
29 de setembro – BrasÁ­lia
27 de outubro – Tarumã
17 de novembro – Cascavel
1º de dezembro – Goiânia (alternativa)

Mais informações no site www.brasileirodemarcas.com.br