Copa Petrobras de Marcas: Hero Motorsports briga por tÁ­tulo e vitória em Interlagos

 

O paulista NonÁ´ Figueiredo entra na pista neste fim de semana em busca de seu segundo tÁ­tulo consecutivo na Copa Petrobras de Marcas. Atual campeão do torneio, o piloto da Hero Motorsports precisa de dois terceiros lugares para garantir definitivamente a liderança que detém desde a primeira rodada dupla da temporada. Também defendendo a equipe, o paulista Márcio Basso é o atual vice-lÁ­der da categoria Trophy e tem chances matemáticas de tÁ­tulo na divisão destinada aos gentlemen drivers. As duas provas da Copa Petrobras de Marcas acontecerão em Interlagos e estão agendadas para sábado (09/12), Á s 14h30, e domingo, Á s 15h10.

Em uma campanha irretocável até aqui, NonÁ´ Figueiredo defendeu a liderança durante todas as etapas de 2017 até a rodada dupla final em Interlagos. Apesar de ter sido a meta do piloto da Hero Motorsports, ocupar a liderança trouxe uma desvantagem: o lastro obrigatório de 80kg que o primeiro colocado no torneio é obrigado a levar em todas as corridas. “Isso muda bastante as coisas”, diz NonÁ´. “Eu corri com 80kg a mais desde a segunda corrida – porque na primeira ninguém usa lastro. É uma carga que prejudica bastante o desempenho, os freios, e desgasta os pneus. Em Interlagos, uma pista que tem muitas subidas e portanto depende bastante das retomadas de velocidade, o fato de não usar lastro vai me colocar em condições iguais a vários outros carros”, detalha o piloto da Hero Motorsports.

Como uma referência positiva para as provas de sábado e domingo há o fato de NonÁ´ ter vencido uma das duas provas disputadas em Interlagos em 2016. Além disso, para ser campeão independentemente do resultado dos concorrentes, o piloto da Hero precisa obter dois terceiros lugares. Mas a experiência acumulada ao longo da carreira sugere cautela: “Como estou 18 pontos na frente do segundo colocado, Vicente Orige, então tenho alguma vantagem. Mas há várias possibilidades de combinação de resultados que podem me deixar na primeira colocação. Então prefiro focar em obter o melhor resultado possÁ­vel na pista, como tenho feito em todas as provas até hoje”, observou o piloto da Hero Motorsports.

Boa evolução – Márcio Basso tem sido uma grata surpresa para a Hero Motorsports. Piloto ainda em evolução na carreira, ele não disputou quatro das 14 corridas (sete rodadas duplas) realizadas até aqui. E ainda assim ocupa a vice-liderança do torneio. “Graças Á  equipe e ao NonÁ´ temos trabalhado muito forte este ano. E os resultados estão aparecendo. O NonÁ´ é lÁ­der na geral e eu estou sempre competitivo, dando trabalho para o pessoal mais experiente na pista”, diz Basso. “A minha meta é trabalhar com o time para o NonÁ´ ser campeão e buscar um resultado forte nestas duas corridas do final de semana, como a vitória na divisão Trophy. Isso seria bem legal como retribuição Á  dedicação de toda a equipe durante este ano”, elogia o piloto da Hero Motorsports.