Copa Vicar: “Frio pode ajudar”, aponta Navarrinho

Piloto disputa a quarta etapa da Copa Vicar neste sábado, em Santa Cruz do Sul (RS). Previsão é de que a etapa mais fria do ano provoque menos desgaste físico nos competidores.

O circo da Stock Car Brasil e suas categorias – Copa Nextel, Copa Vicar e Stock Júnior – começa a ser montado no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, a cerca de 150 km de Porto Alegre (RS). Lá os pilotos terão um desafio inédito nesta temporada: o frio. Depois de enfrentar os climas de São Paulo e Curitiba, além do calor escaldante de Brasília, a etapa gaúcha deve oferecer temperaturas abaixo dos 20º e até chuva, segundo a previsão do tempo.

Os treinos livres para a etapa começam nesta quinta-feira (19), quando a previsão aponta temperatura mínima de oito graus e grandes possibilidades de chuva à tarde na região do circuito. Essa chuva pode continuar na sexta-feira, dia da tomada de tempos, e o sol só aparece no sábado – quando as três categorias fazem suas provas. Nesses três dias a temperatura máxima não passa de 19 graus.

“Dentro do carro é sempre muito quente, principalmente pelo fato de o piloto estar com macacão, luvas e capacete. Por isso em uma etapa com temperaturas mais baixas, como deve ser em Santa Cruz, a vida do piloto fica mais fácil”, destaca Rodrigo Navarro (Grupo Qualicorp), piloto da equipe Hot Car-Qualicorp na Copa Vicar. “Nesse caso o desgaste físico é muito menor e o piloto não precisa nem usar a camiseta refrigerada que é quase obrigatória em outras pistas”, explica o piloto, lembrando do artefato muito comum nas categorias de carros turismo: uma camiseta com serpentinas, por onde circula água fria com o objetivo de “refrescar” o corpo do piloto durante a prova.

O palco da quarta etapa da Stock Car Brasil é um dos circuitos mais novos do país. Santa Cruz do Sul recebeu oficialmente sua pista em 12 de junho de 2005 e por lá já passaram praticamente todas as categorias do automobilismo nacional. No ano de inauguração do circuito, a Stock Car teve vitórias de Cacá Bueno (na V8) e Renato Jader David, na Light, hoje chamada de Copa Vicar.

Em 2006, Ruben Fontes venceu na Stock Car V8 e Marcos Gomes faturou a Light. No ano passado, Cacá Bueno e Norberto Gresse foram os vencedores nessas duas categorias. Rodrigo Navarro correu em Santa Cruz do Sul no ano passado, quando disputava a Stock Júnior. “A pista é sensacional, muito desafiadora. Gostei de correr lá no ano passado e espero fazer uma grande corrida agora, competindo na Copa Vicar”, disse o piloto.

Confira abaixo a programação da 4ª etapa da Copa Vicar Stock Car:

Quinta-feira – 19/6
09h45 – 1º treino livre
13h50 – 2º treino livre

Sexta-feira – 20/6
10h00 – Treino classificatório

Sábado – 21/6
12h45 – Corrida – 4ª etapa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *