Copa Vicar: Pachenki obtém sexto lugar em Curitiba e se aproxima dos lÁ­deres da Copa Vicar

Campeão de 2004 fica a 22 pontos de Daniel, novo lÁ­der, faltando duas etapas para o fim da temporada. Sperafico conquista primeira vitória.

Para quem previa enfrentar uma das corridas mais difÁ­ceis do ano, Diogo Pachenki saiu bastante satisfeito da sétima etapa da Copa Vicar Stock Car, neste domingo (25) no Autódromo Internacional de Curitiba. Largando em 11º, o piloto paranaense da ALM Pachenki Motorsport terminou a corrida em sexto lugar. Com isso, reduziu de 29 para 22 pontos sua desvantagem em relação ao primeiro da tabela de pontos, que agora é Rafael Daniel.

Daniel assumiu a liderança com o terceiro lugar na corrida. A vitória foi de outro paranaense, Rodrigo Sperafico, que fez sua segunda participação na Copa Vicar – na estreia, há três semanas em Campo Grande, foi ao pódio em terceiro. O segundo lugar na prova foi de Eduardo Berlanda. Felipe Lapenna, que chegou a Curitiba como lÁ­der, abandonou e manteve seus 89 pontos. Daniel foi a 92, um a mais que o paranaense Júlio Campos, quarto na corrida.

Pachenki, que tem em seu carro as cores de Marisol e One Store, acabou beneficiado, na largada, pelo acidente entre Wellington Justino, André Bragantini e Pedro Boesel. Na segunda volta, ultrapassou Galid Osman e passou a figurar em sétimo, atrás de Sérgio Jimenez. A ultrapassagem sobre o paulista, que lhe valeu o sexto lugar, aconteceu na décima volta. “Fiquei muito tempo atrás do Serjinho, perdi contato com o grupo da frente”, resumiu.

Quando assumiu o sexto lugar, Pachenki estava cerca de cinco segundos atrás do primeiro pelotão. “Eu estava andando sozinho, sem vácuo nenhum, o que aqui significa perder uns três décimos (de segundo) por volta. Mesmo assim, meu ritmo era o mesmo dos pilotos do primeiro grupo, só que não conseguia chegar. AÁ­ eu resolvi economizar o equipamento, pensando na possibilidade do safety car vir para a pista. Isso não aconteceu”, narrou.

O regulamento da Copa Vicar determina que cada piloto descarte seus dois piores resultados. O descarte, se aplicado sobre a classificação atual, devolve a liderança a Lapenna, com 89 pontos. Daniel cai Á  vice-lÁ­derança, com 82, contra 79 de Campos e 63 de Pachenki e do paulista Gustavo Sondermann. A oitava e penúltima etapa da temporada será disputada em 8 de novembro no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em BrasÁ­lia.