Dakar: 2ª etapa, Portimão – Málaga

Pela primeira vez na Europa, o Dakar apresenta uma etapa especial de mais de 100 Km. À semelhança de ontem, as qualidades de pilotagem exigidas estarão mais próximas do rally WRC do que do raid e a navegação não será o prato forte do dia.


O ritmo médio dos veículos deverá aumentar já que a pista é claramente menos lamacenta e com menos alterações de aderência. Segundo as observações dos batedores, 80% do traçado está situado em média montanha e as águas das chuvas dos últimos dias escoaram-se rapidamente

Os pilotos que se distinguiram na primeira etapa estarão novamente à vontade nas cristas algarvias. Uma vez que as vitórias de etapa não constituem uma prioridade absoluta para Cyril Despres, Carlos Sainz poderá sentir-se inspirado pela ideia de vencer as duas primeiras classificativas no Dakar, a menos que Carlos Sousa, apoiado ontem por 200 000 espectadores portugueses, se prepare para uma desforra.


Vitória de Faria


O português Ruben Faria, que já ontem tinha feito sensação ao classificar-se em segundo lugar, logo a seguir a Cyril Despres, conseguiu hoje o melhor tempo da especial, com uma vantagem de 1’07’’ sobre Isidre Esteve Pujol. Apesar de ter realizado o melhor tempo em prova no conjunto das duas etapas, Faria não ocupa o primeiro lugar da classificação geral devido a uma penalização que lhe foi infligida ontem. É o espanhol Isidre Esteve Pujol que detem o comando do rally, à frente do seu compatriota e ex-membro de equipa Marc Coma. O detentor do título, por sua vez, manteve-se prudente. Partiu esta manhã do primeiro lugar, foi ultrapassado pelo herói local, Ruben Faria, e terminou o seu percurso com 3’38’’ de atraso.


Segunda vitória de Sainz


O recém-chegado mais prestigiado do Dakar conseguiu o melhor tempo desta segunda especial e, ao mesmo tempo, a dianteira da classificação geral. Carlos Sainz foi mais rápido do que Luc Alphand, que chega 25’’ mais tarde, enquanto que Nasser Al Attiyah confirmou o estado de boa saúde dos BMW X-3. Depois do 5º lugar alcançado ontem por Guerlain Chicherit, o piloto Qatari classificou-se hoje em 3ºlugar, a 28’’ de Sainz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *