Desafio das Estrelas: Atual campeão, Lucas busca manter o tÁ­tulo no Desafio das Estrelas

Dono de um dos melhores retrospectos na prova organizada por Felipe Massa, o vencedor da edição 2010 tenta o bicampeonato

Depois do Grande Prêmio do Brasil, realizado no último final de semana em Interlagos e que encerrou a temporada 2011 da Fórmula 1, sete pilotos do atual grid, mais estrelas do automobilismo brasileiro, ex-pilotos da F1, competidores da Fórmula Indy, Nascar, GT1, Stock Car e Trofeo Linea dão inÁ­cio Á  mais uma edição do Desafio Internacional das Estrelas, prova de kart organizada por Felipe Massa no kartódromo Arena Sapiens, em Florianópolis (SC), neste final de semana. A prova de sábado (3) terá transmissão ao vivo pelo SporTV, e a de domingo (4) pela Rede Globo dentro do programa Esporte Espetacular.

Dono do melhor retrospecto na prova e atual campeão (dois terceiros lugares, um vice-campeonato e um tÁ­tulo em cinco participações), Lucas di Grassi luta pelo bicampeonato na pista em que desenhou, ao lado do piloto da Ferrari. “É uma prova festiva, todos sabemos disso. Mas ninguém encara como brincadeira. Dentro da pista, todo mundo quer estar em primeiro, e lógico que comigo não é diferente”, aponta Di Grassi, que nesta edição da prova conta com os patrocÁ­nios de Aethra, Governo de Goiás, Pirelli, Schioppa, Caçula de Pneus, Eurobike e Locaweb, empresas que apostam no retorno de mÁ­dia proporcionado pelo atual campeão do Desafio e pelo fato de o evento ser transmitido ao vivo pela Globo em um horário geralmente destinado Á s provas de Fórmula 1 – as manhãs de domingo.

Serão 29 pilotos no total, sendo sete do atual grid da Fórmula 1. De todos estes pilotos, 17 já tiveram passagem pela principal categoria do automobilismo, seja como piloto oficial ou de testes. “Parece até final de semana de GP, e isso é que é o mais bacana: o público comparece para ver boas disputas e para ver todos estes pilotos em ação, de perto, em equipamentos exatamente iguais”, destaca Lucas, que em 2010 estreou na F1 pela Virgin, foi campeão do Desafio e neste ano é o piloto que desenvolveu os compostos da Pirelli para as temporadas 2011 e de 2012 de Fórmula 1.

Di Grassi, no entanto, reconhece que neste ano a luta pelo tÁ­tulo será entre mais pilotos. “É um desafio de estrelas, mesmo. Além do mais, a pontuação para as duas provas neste ano será igual, ao contrário do ano passado, quando a corrida de sábado dava mais pontos”, lembrou. “Então, o piloto vai precisar de dois resultados parecidos – e excelentes – para se manter na luta pelo tÁ­tulo”, concluiu.

Programação do evento:

SEXTA-FEIRA (02.dez)
17h00 – Sorteio dos Karts
20h00 – Warm up (Amaciamento de motor, 10 minutos)
20h30 – 1º Treino Livre (40 minutos)

SÁBADO (03.dez)
16h00 – 2º Treino Livre (40 minutos)
18h00 – Treino Classificatório Grupo 1 (15 minutos)
18h30 – Treino Classificatório Grupo 2 (15 minutos)
19h00 – Top Qualifying
*21h45 – 1ª Bateria do Desafio (30 minutos + 1 volta)
22h15 – Pódio
*Transmissão ao vivo pelo SporTV

DOMINGO (04.dez)
08h30 – Warm up (15 minutos)
*11h00 – 2ª Bateria do Desafio (30 minutos + 1 volta)
11h40 – Pódio.
*Transmissão ao vivo pela TV Globo