Desafio Internacional das Estrelas: O “samurai” volta ao Brasil

ncensado pela ousadia ao volante, Kamui Kobayashi confirma presença no Desafio – talvez a última oportunidade dos brasileiros assistirem suas manobras ao vivo

O Desafio Internacional das Estrelas – evento promovido pela RM Eventos e pela XYZ Live com adesão de vários dos principais nomes do esporte a motor mundial – vai receber uma dose extra de adrenalina na edição que será realizada nos dias 12 e 13 de janeiro, no kartódromo do parque Beto Carrero World. A novidade é a participação do japonês Kamui Kobayashi, famoso por seus “banzais” ao volante distribuÁ­dos fartamente na Fórmula 1 na forma de ultrapassagens. Essa ousadia de samurai rendeu a Kamui, 26 anos, uma legião de fãs apesar de nunca ter corrido pelas principais equipes.

Quando trouxe definitivamente o japonês para a F1, em 2010, Peter Sauber, nome histórico da categoria, deixou claro que Kobayashi era o primeiro japonês a entrar no grid sem contar com forte apoio financeiro: “Ele está na F1 apenas pelo seu talento”, frisou o ex-chefe da equipe Sauber. O inÁ­cio da carreira de Kamui foi bancada pelo sushis do pai, dono de um restaurante no Japão: “Minha famÁ­lia nunca teve nada a ver com automobilismo. Meu pai sequer tinha automóvel”, lembra o piloto. Outra curiosidade é que, paralelamente ao sonho de estar na F-1, ele também queria ser comediante e, enquanto dava os primeiros passos no kart, ingressou em um grupo de atores mirins.

A estreia de Kobayashi na F-1 se deu justamente no Grande Prêmio do Brasil, em 2009, substituindo o piloto Timo Glock, da Toyota, que havia se machucado. Na corrida, que garantiria o tÁ­tulo ao inglês Jenson Button, Kobayashi chamou a atenção por segurar de forma quase heroica o piloto da equipe Brawn GP, que tinha um carro muito superior, por longas 20 voltas. “Ele corria pelo tÁ­tulo. Eu, pela minha vida”, disse, na época, já estreando também outra caracterÁ­sticas que lhe ganharia muitos fãs: a honestidade e simplicidade de suas declarações.

Sem patrocinador, no momento infelizmente Kobayashi está fora da Fórmula 1. Sua fama de samurai das pistas, no entanto, tem mobilizado os fãs. Até o novembro o site de Kobayashi havia levantado algo perto de 1,6 milhão de dólares em doações de fãs que não querem Kamui afastado da categoria. Mas o piloto desistiu de apanhar na pista: não vai aceitar competir por uma equipe pequena. E é essa decisão que deve afastá-lo da F-1. Para os brasileiros, no entanto, o Desafio das Estrelas será mais uma oportunidade de ver seus banzais automobilÁ­sticos. Com a lista completa de participantes ainda para ser divulgada, a competição já anunciou Fernando Alonso, Felipe Massa, Vitantonio Liuzzi, Nelsinho Piquet – todos com carreira na Fórmula 1 -, além de Pietro Fittipaldi (neto de Emerson), Bia Figueiredo (F-Indy) e Cacá Bueno (atual campeão da Stock Car).

Ingressos – Os tÁ­quetes estão disponÁ­veis para compra no site www.blueticket.com.br. A partir do dia 12 de janeiro, os ingressos também poderão ser adquiridos nas lojas Praia Motos, em Balneário Camboriú e ItajaÁ­, no litoral catarinense, e na bilheteria do parque Beto Carrero World, no balneário de Penha (SC).

Sobre o Desafio das Estrelas – O evento é realizado pela RM Eventos e pela XYZ Live. Marcada para acontecer entre os dias 12 e 13 de janeiro no Kartódromo do Beto Carrero World, em Penha (SC), a oitava edição do Desafio Internacional das Estrelas é apresentada pelo Governo de Santa Catarina, Fesporte e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina. Tem copatrocÁ­nio de Yamaha, Fiat e Shell, parceria do Parque Beto Carrero World, Hotel Infinity Blue e MG Tires.

Campeões – Daniel Serra (2005), Felipe Massa (2006), Michael Schumacher (2007 e 2009), Rubens Barrichello (2008), Lucas di Grassi (2010) e Jaime Alguersuari (2011).