Di Grassi anuncia prêmio para inovadores

Iniciativa visa incentivar universitários e startups com trabalhos focados em mobilidade

O CEO da Roborace, Lucas Di Grassi, anunciou nesta quarta-feira (01/08) o “Prêmio ACE – Futuro da Mobilidade”, que visa incentivar o empreendedorismo e a inovação nos âmbitos acadêmico e empresarial. O anúncio aconteceu durante o XXVI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva (SIMEA), que reuniu mais de 1.200 profissionais e executivos da indústria automotiva do país, em São Paulo. O resultado será divulgado durante o próximo Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em novembro, e dará aos alunos uma visita às instalações e laboratórios da Roborace, na Inglaterra. Os responsáveis por startups que tenham seus trabalhos escolhidos ganharão a oportunidade de apresentar projetos para corporações nacionais ou internacionais ligadas à tecnologia da mobilidade.

A iniciativa premiará o melhor trabalho acadêmico em três linhas temáticas: mobilidade autônoma, conectada e elétrica – daí a sigla ACE, utilizada como referência em outros segmentos da mobilidade. Também contemplará a startup mais inovadora, além de conceder o Troféu Clean Air para trabalhos que se destaquem em questões de meio ambiente ligadas à mobilidade.

Formação de profissionais – “Nossa intenção, além de valorizar as iniciativas que já existem em relação ao futuro da mobilidade, é chamar a atenção do meio acadêmico para a necessidade da formação de profissionais preparados para os próximos estágios da indústria neste setor”, resumiu Di Grassi. “Embora este seja um campo que evolui e oferece oportunidades interessantes para jovens inteligentes e ambiciosos, o Brasil tem déficit na formação deste tipo de profissional. Talvez com isso possamos descobrir novos talentos e facilitar sua entrada no mercado de trabalho. Acredito que nunca o talento profissional tenha sido tão valorizado como acontece agora, em grande medida pela revolução gerada pelas novas tecnologias. E nossa ideia é contribuir para a descoberta desses jovens promissores o quanto antes”, destacou o CEO da também inovadora Roborace, primeiro campeonato mundial que a partir de 2019 colocará lado a lado na pista carros dotados de inteligência artificial e pilotos humanos.

Na palestra proferida no SIMEA, evento promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, Di Grassi destacou a tecnologia envolvida na Roborace e como este campeonato já está atraindo a atenção da indústria automobilística antes mesmo de ser iniciado. “As pessoas no Brasil costumam imaginar os carros autônomos como um futuro distante. Mas no ano que vem, com a Roborace, elas verão que esse futuro já chegou”, resume o brasileiro, que foi um dos mentores do Campeonato Mundial de Fórmula E, um torneio que em apenas quatro anos já reúne mais montadoras que a Fórmula 1, Fórmula Indy e Nascar – somadas. “A ideia do Prêmio ACE é trazer essa noção mais para perto dos jovens, sejam eles ainda estudantes ou já empreendedores de startups”, resumiu Lucas Di Grassi.

O Troféu Clean Air é uma iniciativa que está alinhada com o novo papel do brasileiro como representante do Programa do Meio Ambiente das Nações Unidas. “Decidimos que esse troféu seria uma forma de trazer a questão ambiental para o centro das atenções no que tange a mobilidade. O meio ambiente precisa ser sempre lembrado quando falamos em qualquer aspecto do nosso futuro”, finalizou o CEO da Roborace, cuja missão no programa da ONU é justamente divulgar problemas relacionados à qualidade do ar, especialmente nas grandes metrópoles.

Inscrições – As inscrições dos trabalhos universitários e projetos das startups podem ser feitas pelo email premio@digrassi.com. Os trabalhos acadêmicos inscritos até o dia 10 de setembro terão direito de participar do Salão do Veículo Elétrico Latino-Americano, nos dias 17 a 19 de setembro, em São Paulo. As inscrições realizadas até 15 de outubro concederão a oportunidade de participar do XVI Simpósio SAE Brasil de Powertrain, em Sorocaba (SP), entre 24 e 25 de outubro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *