DTM: Bruno Spengler vence em Hockenheim e leva o tÁ­tulo de 2012

O canadense Bruno Spengler (BMW) venceu neste domingo (20/10), em Hockhenheim, na Alemanha, a última prova da temporada. Com a vitória Spengler sagrou-se Campeão da temporada 2012 do Campeonato alemão de Turismo. A BMW foi campeã, em seu retorno a categoria, depois de vinte anos de ausência.

Na largada, o ole-position, o brasileiro Augusto Farfus Jr. (BMW) manteve a ponta, com Spengler passando de terceiro para segundo e o britânico Gary Paffett (Mercedes) rival do canadense na disputa pelo tÁ­tulo, de 2º para 4º, atrás do sueco Mattias Ekstrom (Audi).

Antes do final da primeira volta, Spengler ultrapassou Farfus, assumindo a liderança. Pouco depois Ekstrom e o norte-americano Joey Hand (BMW) se enroscaram, e saÁ­ram da pista, com Paffett indo para 3º.

Na primeira rodada de pit stops, Paffett ganhou a segunda posição de Farfus. Após a segunda sessão de pit stops, o campeão de 2007 passou a pressionar Spengler, diminuindo a desvantagem, de quatro segundos, para menos de dois nas voltas finais.

Contudo Spengler manteve o controle até a bandeirada final. O canadense foi campeão com quatro pontos de vantagem sobre Paffett. Farfus terminou em um tranquilo 3º lugar.

O britânico Jamie Green (Mercedes) o terceiro piloto que começou a prova com chances de ser campeão, terminou em 4º. O alemão Dirk Werner (BMW) e o italiano Edoardo Mortara (Audi) fecharam os dez primeiros.

O britânico Andy Priaulx (BMW), Hand, e os alemães Ralf Schumacher e Christian Vietoris, parceiros na HWA Mercedes, completaram a zona de pontos.

Em sua última prova na carreira, o escocês David Coulthard (Mercedes) abandonou, depois de levar um toque do alemão Timo Scheider (Audi) e rodar. Scheider levou um drive-through, pelo toque.

Spengler foi campeão com 149 pontos. Paffett, o vice-lÁ­der, somou 145, seguido por Green, com 121 e o alemão Mike Rockenfeller (Audi) com 85. Mortara com 82 e Ekstrom com 81, fecharam os seis primeiros. Farfus foi o 7º com 69, empatado com o alemão Martin Tomczyk (BMW).

Grid:

1. Augusto Farfus (RBM BMW) – 1’34.140 (Q4)
2. Gary Paffett (HWA Mercedes) – 1’34.261 (Q4)
3. Bruno Spengler (Schnitzer BMW) – 1’34.268 (Q4)
4. Mattias Ekstrom (Abt Audi) – 1’34.627 (Q4)
5. Joey Hand (RMG BMW) – 1’34.031 (Q3)
6. Martin Tomczyk (RMG BMW) – 1’34.050 (Q3)
7. Dirk Werner (Schnitzer BMW) – 1’34.079 (Q3)
8. Timo Scheider (Abt Audi) – 1’34.133 (Q3)
9. Edoardo Mortara (Rosberg Audi) – 1’34.159 (Q3)
10. Jamie Green (HWA Mercedes) – 1’34.251 (Q3)
11. Filipe Albuquerque (Rosberg Audi) – 1’34.288 (Q2)
12. Mike Rockenfeller (Phoenix Audi) – 1’34.304 (Q2)
13. Christian Vietoris (HWA Mercedes) – 1’34.358 (Q2)
14. Andy Priaulx (RBM BMW) – 1’34.375 (Q2)
15. Adrien Tambay (Abt Audi) – 1’34.477 (Q2)
16. Rahel Frey (Abt Audi) – 1’34.720 (Q2)
17. Ralf Schumacher (HWA Mercedes) – 1’34.722 (Q1)
18. Robert Wickens (Mucke Mercedes) – 1’34.723 (Q1)
19. Roberto Merhi (Persson Mercedes) – 1’35.032 (Q1)
20. Miguel Molina (Phoenix Audi) – 1’35.080 (Q1)
21. David Coulthard (Mucke Mercedes) – 1’35.275 (Q1)
22. Susie Wolff (Persson Mercedes) – 1’35.325 (Q1)

Final:

1. Bruno Spengler (Schnitzer BMW) – 1:07.59.069
2. Gary Paffett (HWA Mercedes) – a 2.214
3. Augusto Farfus (RBM BMW) – a 11.954
4. Jamie Green (HWA Mercedes) – a 23.479
5. Dirk Werner (Schnitzer BMW) – a 25.384
6. Edoardo Mortara (Rosberg Audi) – a 41.701
7. Andy Priaulx (RBM BMW) – a 42.265
8. Joey Hand (RMG BMW) – a 42.843
9. Ralf Schumacher (HWA Mercedes) – a 43.878
10. Christian Vietoris (HWA Mercedes) – a 45.138
11. Filipe Albuquerque (Rosberg Audi) – a 58.232
12. Timo Scheider (Abt Audi) – a 1:14.020
13. Susie Wolff (Persson Mercedes) – a 1:35.931
14. Martin Tomczyk (RMG BMW) – a 1 volta
15. Roberto Merhi (Persson Mercedes) – a 1 volta
16. Rahel Frey (Abt Audi) – a 1 volta

Não classificados
Miguel Molina (Phoenix Audi) – a 17 voltas
David Coulthard (Mucke Mercedes) – a 19 voltas
Robert Wickens (Mucke Mercedes) – a 22 voltas
Mattias Ekstrom (Abt Audi) – a 31 voltas
Mike Rockenfeller (Phoenix Audi) – a 40 voltas
Adrien Tambay (Abt Audi) – a 41 voltas