Em Monza, Gustavo Lima estreia na Fórmula Renault Alps

Brasiliense, que competirá pela equipe Koiranen Motorsports, participará de sua primeira corrida no automobilismo com apenas 15 anos de idade.

O piloto Gustavo Lima fará neste final de semana (24 e 25 de março), no autódromo de Monza, na Itália, sua estreia no automobilismo. A bordo do chassi Epsilon Caparo da equipe Koiranen Motorsports, o brasiliense de 15 anos disputará a temporada 2012 da Fórmula Renault Alps, categoria criada há dez anos como preparação para jovens promessas do automobilismo. Lima, que também participará da Fórmula Futuro, terá seu primeiro desafio na rodada dupla de abertura do campeonato.
“Meu objetivo para esta etapa é terminar as duas corridas. Como é minha primeira experiência no automobilismo, tenho que adquirir quilometragem suficiente para entender com precisão as reações do carro. Além disso, vou competir contra pilotos de toda a Europa, o que torna a tarefa ainda mais complicada”, explicou Lima, que também terá pela frente três adversários brasileiros – Felipe Fraga, Guilherme Silva e Victor Franzoni. “Dentro da pista, pode ter certeza que a rivalidade será intensa, mas fora delas temos um ótimo relacionamento”, continuou.
No início da semana, o brasiliense participou de dois dias de treinos no circuito de Barcelona. No total, completou 110 voltas como forma de adaptação ao monoposto. “Para quem sai do kart, guiar um ‘fórmula’ é algo muito divertido. São carros muito velozes, que contornam as curvas de alta com rapidez e exigem um bom preparo físico do piloto”, disse Lima. “A potência também chama atenção, já que os motores Renault têm cerca de 210 cavalos e alcançam velocidades próximas a 240 km/h”, afirmou.
Sobre a pista de Monza, o piloto não esconde a ansiedade por estrear justamente em um dos templos sagrados do automobilismo mundial. “Nunca imaginei que minha primeira prova seria aqui. É um prazer fazer parte da história desse circuito. Já analisei a telemetria e vi que o traçado é bem interessante. São longas retas cortadas por curvas de baixa e alta velocidade. Para andar bem em Monza, é preciso encontrar um bom acerto com o mínimo de pressão aerodinâmica”, finalizou Gustavo. 
Confira a programação da etapa de Monza (horários de Brasília):
Sexta-feira (23/03):
1º treino livre – 5h35 às 6h35
2º treino livre – 8h50 às 9h50
3º treino livre – 12h15 às 13h15
Sábado (24/03):
Treino classificatório – 6h20 às 6h50
1ª corrida (25’ + 1 volta) – 11h20
Domingo (25/03):
2ª corrida (25’+ 1 volta) – 10h45

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *