Endurance Brasileiro e Gaúcho: Protótipo MRX vence ás 3 Horas de Tarumã

Ventura, Tigrinho e Cardoso venceram com uma ultrapassagem na hora final da prova. Pelo Brasileiro, a vitória ficou com Nilson e José Ribeiro

O protótipo MRX de Pierre Ventura, Cristiano “Tigrinho” de Almeida e João Cardoso Júnior venceu no domingo (14) às 3 Horas de Tarumã, prova disputada no tradicional autódromo localizado na cidade de Viamão (RS) e que abriu os campeonatos Brasileiro e Gaúcho de Endurance.

29 carros (sendo 22 correndo apenas pelo certame estadual) largaram para a prova, que por duas horas teve domínio de Tiel de Andrade, que assumiu a liderança ainda na primeira curva. Durante a primeira hora de corrida, quem ameaçou a liderança do protótipo preparado pela equipe de Carlos Andrade foi o MCR, do trio formado por Oswaldo Scherer Filho, Eduardo Scheer e Paulo Hoerlle. Depois, foi a vez de Ventura, Tigrinho e Cardoso se aproximarem, tomando a segunda posição.

Na abertura da última hora de prova, a diferença entre o líder e o terceiro colocado – o MRX número 12 de Jindra Kraucher e Luciano Cardoso – era de menos de sete segundos. Pouco depois, o MRX número 10 tomou a liderança da corrida. Restando 30 minutos para o final da prova, os pilotos dos dois protótipos tinham um ritmo de corrida semelhante, mas uma intervenção do Safety Car – ocasionada por um grave acidente entre a Ferrari de Humberto Giacomello e o Ford Fusion de Carlos Belleza – praticamente deu a vitória para Ventura, Tigrinho e Cardoso.

Após a corrida, Cardoso comemorou muito a vitória, destacando a importância de bater o desempenho de Tiel de Andrade com o Tubarão. “Foi magnífico ganhar do Tubarão porque eles são uma grande equipe. Foi um combate direto e estamos muito contentes”, disse o piloto.

Além do acidente entre a Ferrari e o Fusion, a prova ainda foi marcada por outro acidente forte, envolvendo o Fiat Uno de Aldoir Sette e o protótipo MRX de Nelson Silva Júnior e Alexandre Finardi. Nenhum dos acidentes trouxe consequências mais sérias aos pilotos.

Na categoria 2, a vitória ficou com Nilson Ribeiro e José Ribeiro, terceiros colocados no geral. De quebra, a dupla do MXR foi a vencedora entre os carros que disputaram o Campeonato Brasileiro. Entre os competidores da categoria 3, Hardy Kohl e Sid Toigo (MCR) foram os vencedores, terminando na 14ª colocação geral. Wagner Amorin, Adolpho Rossi e Eduardo Azevedo venceram na categoria 4, com um Audi A3, finalizando a corrida na décima colocação. Rossi venceu também na Categoria 5, dividindo a pilotagem de um Volvo com a esposa, Alinne Cipriani.

O Campeonato Brasileiro de Endurance terá prosseguimento no dia 16 de julho, com a realização da segunda etapa, no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Já o Campeonato Gaúcho seguirá sua temporada 2013 no dia 26 de maio, com a realização da etapa de Guaporé.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *