Brasileiro de Turismo: Carro empolga já no primeiro teste

O ponto que mais chamou a atenção foi a resposta rápida aos acertos. Mesmo com pouca rodagem, o desempenho já é melhor que o anterior. Tração, retomada de velocidade nas saÁ­das das curvas e pacote aerodinâmico são os principais itens.

Os carros do Campeonato Brasileiro de Turismo, categoria formadora de pilotos para a Stock Car, foram para a pista. Com as peças importadas liberadas pela Alfândega, a JL, empresa que cuida dos veÁ­culos, montou um e o experiente piloto Felipe Giaffone rodou 130 quilÁ´metros com o carro no Autódromo de Piracicaba, no interior paulista. O que deixou todos confiantes foi que não apresentou um problema sequer durante esse primeiro teste de pista. O dono da Hot Car, Amadeu Rodrigues, foi um dos chefes de equipe presentes nessa primeira aparição.

“Esse carro nasceu bom, pois durante todos os testes não apresentou problema. Tem bom conceito de suspensão e como a pista de Piracicaba é travada, onde se sai da curva em primeira marcha, o que normalmente é um problema para os motores V8, que destracionam, nesse carro foi muito bem. Esses detalhes mostram que o Brasileiro de Turismo será tão equilibrado como a Stock Car é. Outro ponto positivo foi a reação Á s modificações que a gente fez. A resposta foi rápida. Fiquei positivamente surpreso“, finalizou Amadeu.

Também marcaram presença em Piracicaba presentes representantes das escuderias J. Star, Carlos Alves Competições e Nascar, além dos pilotos Raphael Abatte e Marcos Cozzi. Outro dono de equipe empolgado foi Aloysio Andrade, da Nascar.

“Foi realmente surpreendente para um carro novo, pois não apresentou problemas de aquecimento, o que seria normal. Afirmo que este é o melhor carro da atualidade no Brasil. Estamos empolgados com a estreia da categoria“, completou o ex-piloto da Stock Car.

Felipe Giaffone também foi todo elogios ao carro do Campeonato Brasileiro de Turismo. Ele falou dos novos pneus Pirelli, que equiparão os carros nesta temporada de 2013.

“Os pneus Pirelli ganham muito na consistência e, com o tempo, perdem muito menos do que os anteriores. São mais confiáveis. O carro é um pouco mais largo do que os de 2012 e isso ajuda na distribuição de peso e no equilÁ­brio, o que melhora a estabilidade. Os pilotos do Brasileiro de Turismo terão uma agradável surpresa quando forem para a pista“, finalizou Felipe, que tem anos de experiência nos Estados Unidos e na Europa.

Os tempos obtidos por Giaffone com o mesmo jogo de pneus Pirelli se mantiveram constantes do inÁ­cio ao fim do treino. Esse é um ponto fundamental para uma categoria formadora de pilotos, pois dá grande equilÁ­brio, algo que eles encontrarão quando ascenderem para a Stock Car.

Calendário do Campeonato Brasileiro de Turismo

2 de junho – BrasÁ­lia – DF
16 de junho – Cascavel – PR
11 de agosto – Ribeirão Preto – SP
1º de setembro – BrasÁ­lia – DF
15 de setembro – Velopark – RS
20 de outubro – Curitiba – PR
10 de novembro – Goiânia – GO (alternativa)
15 de dezembro – Interlagos – SP