Endurance: Sete brasileiros que correram na Fórmula-1 já venceram a Mil Milhas Brasil

Com duas conquistas cada um, Nelson Piquet e Wilsinho Fittipaldi são os ex-F 1 que mais ganharam a tradicional corrida.

Vários pilotos brasileiros com participação na Fórmula 1, que neste final de semana decide o Campeonato Mundial em Interlagos, já disputaram a Mil Milhas Brasil, marcada para dia 23 de novembro no autódromo da capital paulista. Sete tiveram a alegria de conquistar o título da mais tradicional prova do automobilismo nacional e uma das mais antigas do mundo. A primeira edição foi disputada em 24 de novembro de 1956 e somente em duas vezes a corrida não se realizou em Interlagos: 1997 em Brasília e 1999 em Curitiba.


Dos pilotos com passagem pela Fórmula 1, o tricampeão mundial Nelson Piquet e Wilsinho Fittipaldi têm duas vitórias cada um. Piquet venceu em 1997 com uma McLaren GTR e depois em 2006 com um Aston Martin DBR9. Nesta última vez ele correu ao lado do filho Nelsinho Piquet, que domingo estará no cockpit da Renault na última etapa da F 1, do francês Christophe Bouchut e de Hélio Castro Neves, que participa do provas nos Estados Unidos.


Wilsinho ganhou em 1994 e 1995, a primeira tendo como companheiro o filho Christian Fittipaldi, que pilotou na F 1 durante três temporadas: 1992, 1993 e 1994. Eles guiaram um Porsche NSR 911. Na segunda conquista, o irmão do bicampeão Emerson Fittipaldi estava ao lado de Antonio Hermann, hoje promotor da Mil Milhas Brasil, e do alemão Franz Konrad, a bordo de um Porsche 903.


Primeiro brasileiro a disputar a Fórmula 1 (1951, 53 e 56), Chico Landi venceu a prova de 1960 ao lado de Christian Heins com um FNM JK 2000. Outro piloto da velha guarda com passagem pela principal categoria do mundo e que também ganhou a Mil Milhas foi Luís Pereira Bueno. Ele fez uma prova na F 1 em 1973 e, em parceria com Luiz Terra Smith e a bordo de um Interlagos Mark 1, no dia 3 de dezembro de 1967 ganhou a nona edição da tradicional prova brasileira.


Outros quatro também tiveram passagem pela principal categoria do automobilismo mundial e se sagraram campeões da Mil Milhas Brasil. Com um Opala Stock Car, Chico Serra ganhou a prova em 1981 ao lado dos irmãos Affonso e Zeca Giaffone, este o maior papa-títulos da Mil Milhas, com cinco vitórias.


Ingo Hoffmann, o Mister Stock Car, apelido conquistado devido aos 12 títulos da mais importante categoria da América do Sul, onde neste ano encerra participação, venceu em 2003, justamente o ano de seu último título na Stock Car, ao lado de Xandy Negrão,Ricardo Etchenique e Fernando Nabuco a bordo de um Porsche 911 GT3.


Raul Boesel, campeão mundial de marcas em 1987, teve passagens por inúmeras categorias do automobilismo internacional como F1, F Indy, IRL entre outras, se sagrou campeão em 2002. Seus companheiros no cockpit de um Porsche 911 GT3 foram Régis Schuch e André Lara Resende.


A Mil Milhas tem organização da Mil Milhas Brasil, com patrocínio de Pirelli e apoios da Prefeitura Municipal de São Paulo, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, SP Turis, com supervisão técnica da Confederação Brasileira de Automobilismo e Federação Paulista de Automobilismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *