Especial: Piloto vai relatar suas corridas com exclusivadade ao SpeedRacing.com.br

A piloto curitibada Sara Sanches, atualmente disputando o Campeonato Argentino de Fórmula Renault Elf, vai narrar suas experiências aqui no SpeedRacing.com.br. Conheça um pouco mais sobre ela.


Sara Sanches nasceu em Curitiba no dia 26 de junho de 1987. Atualmente prestes a completar 18 anos, a piloto brasileira esta disputando um campeonato na Argentina, Sara conta um pouco sobre sua carreira, confira:

Em 98, aos 10 anos começei a correr de kart, na categoría “Mini”, mais conhecida como Cadete. Comecei no Paraguai, onde morava naquele momento. Nesse ano participei do Campeonato Paraguaio de Kart, ganhando minha primeira corrida em setembro e ficando em 3º lugar no campeonato. Nesse ano ganhei o Prêmio de Melhor Estreante da categoría, também recebi um reconhecimento pois fui a primeira mulher a participar de automobilismo em autódromo. Anteriormente, mulheres disputaram apenas provas de terra.

No ano seguinte, 1999, por trabalho do meu pai fui morar no Uruguai. Agora na categoría Júnior Menor, participei do Campeonato Paraguaio finalizando em 2º lugar. No Uruguai, fiz o Campeonato Nacional, ganhei 2 corridas de 4 e por poucos pontos fui Vice Campeã. Neste ano fiz minha primeira corrida no Brasil, no campeonato paranaense de kart.

Em 2000, na categoria Júnior fui Campeã do Campeonato da Federaçao Uruguaia de Kart, ganhando 3 etapas das 4 totais. No Campeonato Nacional do Uruguai, definido na última etapa, fui Vice Campeã. Também fui Vice no Campeonato Gaúcho. Participei pela primeira vez do nosso grande Campeonato Brasileiro de Kart, em Campo Grande. 

No segundo ano de Júnior, 2001, fui Campeã Uruguaia com 3 etapas de antecipação. Fiz uma etapa do disputado Campeonato Paulista no qual fui Pole e terminei em segundo lugar. Desta vez fui Campeã Gaúcha. Participei dos Brasileiros de Júnior e Sudam Júnior, nos quais terminei em 9º e 7º. Neste ano ganhei o Prêmio “Charrúa” e “Esportista do Ano” no Uruguai, e recebi uma homenagem do Ministério de Esporte e Juventude pela representação do Uruguai no exterior.

No Uruguai fui Campeã Nacional da categoría Sudam (Graduados), em 2002, pelo mesmo campeonato ganhei o prêmio de Pole Positions “Gonzalo Gonchi Rodríguez”. No Campeonato Sul Brasileiro o título escapou das minhas mãos na última corrida por uma corrente que escapou, e tive que ficar com o 2º lugar. Recebi o prêmio “Mulher do Ano” na área de esportes. Ganhei de novo o prêmio “Charrúa” e “Esportista do Ano”.

Em 2003, na categoria Master fui Vice Campeã Uruguaia. Participei do Biland Challenge com o piloto de Stock Car Felipe Maluhy; chegamos a liderar o campeonato mas terminamos em 4º lugar, ganhando duas etapas.

No ano seguinte, 2004, participei somente da metade do Billand Challenge, desta vez com Fabio “Canjica” Veiga. Por falta de patrocínio tive que abandonar na metade do campeonato. Comecei a treinar de Fórmula 2000 no Uruguai e participei de 5 corridas, terminando em 6º lugar no campeonato.

Atualmente estou participando do Campeonato Argentino de Fórmula Renault Elf. O campeonato já está em sua 5ª etapa, realizada dia 29 de maio. Em todas as corridas teve repescagem pois participam mais de 50 carros e só podem largar 35 ou 40, dependendo da pista. A categoría é muito competitiva e tem um preço muito em conta.

A primeira etapa foi realizada em Buenos Aires, onde fiquei no 19º lugar. A segunda foi na cidade de Paraná e terminei 24ª. A terceira foi em Viedma onde tive problemas com o motor (é sorteado) mas finalizei em 18º. Na quarta etapa realizada em San Juan sofri um acidente e não pude terminar a corrida. Na quinta, em Olavarría, a sorte não ficou do meu lado mais uma vez e sábado, na repescagem, durante uma disputa de posição, a minha roda traseira foi tocada pela roda dianteira do outro carro, fazendo meu carro capotar.

A próxima corrida do campeonato será dia 26 de junho, em Alta Gracia (Córdoba), onde também participará a Fórmula 3 Sulamericana. Neste momento estou lutando para conseguir patrocínio para poder terminar o campeonato este ano, melhorar as minhas condições e o meu equipamento.

Beijos a todos


Sara Sanches


A partir da próxima etapa, Sara relatará aos nossos internautas detalhes sobre as provas. Não deixe de conferir.

Um grande abraço a todos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *