Estadual do Rio de Janeiro: Marcelo Coimbra vence na abertura do campeonato

Marcelo Coimbra foi o principal nome da abertura do Estadual de Automobilismo do Rio de Janeiro, composto pelas categorias Marcas e Super Light. Ele venceu as duas provas da rodada dupla disputada no autódromo de Jacarepaguá e começou a temporada 2011 como terminou a passada, no degrau mais alto do pódio. “Em 2010 participei apenas de três etapas, mas a vitória no fim do ano me deu ânimo para participar integralmente deste campeonato. Os resultados demonstraram que estamos no caminho certo”, analisou o vencedor da categoria Marcas. A Super Light foi vencida pela dupla Nilton Gomes/Guilherme de Paula. A programação contou também com disputas de Arrancada (veja resultados abaixo).

O grid com 35 carros foi um dos pontos altos da abertura da temporada do Estadual. Entre as novidades estavam oito pilotos de Minas Gerais, além do retorno Á s pistas de Elias Jr, que já competiu na Copa Clio, Stock Light e GT3. O piloto, que foi campeão em duas das quatro temporadas do Estadual que participou, não esconde seu apreço pelo circuito de Jacarepaguá. “Aceitei voltar a competir porque gosto muito deste autódromo e quero aproveitar antes que ele acabe”, contou. Elias chegou em oitavo na primeira prova, mas foi beneficiado pelas punições aplicadas a Rene Junqueira e Marcus Azevedo, por ultrapassagem em bandeira amarela, e subiu para a sexta posição.

Como o grid da segunda corrida apresenta os seis primeiros em ordem invertida daquela que recebeu a bandeirada na prova inicial, Elias ganhou o direito de partir da pole, mas abandonou na sexta volta, com problemas no motor. A principal atração desta disputa foi Marcelo Coimbra, que precisou de apenas cinco voltas para pular da sexta para a primeira colocação. Jorge Claudio Shuback, João Scalabrin, Celso Vianna e Paulo Coelho completaram o pódio da segunda corrida.  Os mesmos cinco compuseram o pódio da primeira prova, com a seguinte ordem: Coimbra, Coelho, Scalabrin, Schuback e Vianna.

Campeão da temporada passada, Beto Sansom não completou nenhuma corrida. Na primeira ele foi vÁ­tima da quebra do cabo do acelerador.  Na segunda, do superaquecimento do motor. Depois de conquistar o tÁ­tulo com um Corsa, Sansom compete agora com um Gol, que, a partir da segunda corrida, vai dividir com o companheiro MaurÁ­cio Campelo. “Havia planejado competir em São Paulo, mas o Estadual do Rio está tão competitivo, com vários pilotos novos e de alto nÁ­vel , que vou continuar por aqui”, contou Sansom.

Veja a relação dos cinco primeiros de cada prova:

1ª etapa

1º lugar – Marcelo Coimbra

2º lugar – Paulo Coelho

3º lugar – João Scalabrin

4º lugar – Jorge Claudio Shuback

5º lugar – Celso Vianna

Â

2ª etapa

1º lugar – Marcelo Coimbra

2º lugar – Jorge Claudio Shuback

3º lugar – João Scalabrin

4º lugar – Celso Vianna

5º lugar – Paulo Coelho

Â

Veja os vencedores da Arrancada:

Categoria Desafio – Paulo Godinho – Passat

Categoria Traseira Original – Claudio Lins de Souza Costa – Maverick

Categoria Dianteira Turbo C – Flavio Fonseca Felicio – Voyage

Categoria Dianteira Turbo B – Alexandre Luiz Ferreira da Silva – Gol

Categoria Dianteira Turbo A – Gustavo Brasil do Nascimento – Gol