O inglês Rowland Kinch, num Arrows A4-2 da G-Cat Racing, venceu no domingo (07/06), o GP da Itália, em Monza, segunda etapa do FIA Historic Formula One Championship. O japonês Katsu Kubota, num March 761/6 B da CGA Engineering, e o espanhol Joaquin Folch, num Brabham BT49C-10 da Kumschick Racing, completaram o pódio.
Fazendo parte da programação a 57ª Coppa Intereuropa Storica, um total de 28 carros participou dos treinos classificatórios para a formação do grid de largada.
Com o tempo de 1m44s186, Folch marcou a pole-position, com Kinch fechando a primeira fila. Os ingleses Bobby Verdon-Roe, num McLaren M23-5 da SCUDERIA BVR, e David Abbott, num Arrows A4 da MIRAGE, dividiram a segunda fila.
O brasileiro Abba Kogan, num Arrows A3/4, fez o 7º tempo.
O bi-campeão Steve Hartley, com problemas na caixa de marchas de seu Arrows A6-4 da Mirage, não se classificou para a largada.
Com os carros alinhados no grid, Folch levantou as mãos, mostrando ter problemas em seu Brabham. Os comissários agitaram as bandeiras amarelas, com o espanhol sendo levado para os boxes, e a largada retardada.
Dada a largada Verdon-Roe superou Kinch na primeira chicane, com o inglês Dan Collins, num Lotus 91/10 do Classic Team, rodando na saÁda da chicane, caindo do terceiro para a última posição.
Pouco depois Kinch recuperou a primeira posição, com Verdon-Roe se mantendo na segunda posição até a 6ª volta, quando teve problemas no motor. Na 7ª volta Kubota, depois de largar em 8º, alcançou a segunda posição.
Kinch venceu com 19s411 de vantagem sobre Kubota. Saindo dos pits Folch fez uma grande prova, marcando a melhor volta, para conquistar a última vaga do pódio.
O inglês Frank Sytner, num Hesketh 308 da DUNN Racing, terminou em 4º, seguido pelo compatriota Richard Eyre, num Williams FW08/3 da RJM Motorsport.
Kogan chegou na 15ª posição. O brasileiro, nascido na China, vinha na terceira posição na primeira volta, quando errou chicane, perdendo várias posições.
Folch assumiu a liderança geral do campeonato, com 17 pontos.
A próxima etapa acontece entre os dias 4 e 5 de julho, em Brands Hatch, na Inglaterra.
O Brasil recebe a categoria, em Interlagos, em rodada dupla, nos dias 15 e 16 de agosto.
Continue acompanhando o SpeedRacing, o único site
brasileiro que a mais de três anos cobre, com matérias completas, o FIA
Historic Formula One.
Final:
1 Kinch, Rowland GB Arrows A4-2 C 10 voltas em 17m45s305
2 Kubota, Katsu JAP March 761/6 B a 19s411
3 Folch, Joaquin ESP Brabham BT49C-10 C a 26s191
4 Sytner, Frank GBR Hesketh 308 B a 30.652
5 Eyre, Richard GBR Williams FW08/3 C a 35s871
6 Meyrick, Peter GBR March 761/6 B a 36s640
7 Gallego, Rodrigo POR March 761 B a 37s199
8 Wuensch, Peter ALE Wolf WR1-2 B 37s798
9 Abbott, David GBR Arrows A4 C a 39s682
10 Collins, Dan GBR Lotus 91/10 C a 40s981
11 D’Aubreby, Patrick FRA Tyrrell 012-6 D a 44s151
12 Dunn, Peter GBR March 761/4 B a 45s265
13 Rosina, Stefano ITA March 741-2 B a 52s041
14 D’Ansembourg, Christophe BEL McLaren M26-4 B a 53s716
15 Kogan, Abba BRA Arrows A3/4 C a 55s187
16 Coplowe, David GBR Lotus 87-4 C a 1m15s740
17 Burani, Andrea ITA McLaren M23-6 B a 1 volta
18 Baudoin, Michel FRA Shadow DN9 C a 1 volta
19 Crippa, Roberto ITA McLaren M19-A2 A a 1 volta
20 Casoli, Giancarlo ITA Ferrari 312T B a 1 volta
21 Verdon-Roe, Bobby GBR McLaren M23-5 B a 3 voltas
22 Saguarto, Yves MAC Shadow DN3A B a 3 voltas
23 Quaggia, Luciano ITA Theodore TR1 B a 3 voltas
24 Rossi, Manfredo ITA Brabham BT43 B a 4 voltas
25 Sayles, Terry GBR Osella FA1-D D a 6 voltas
26 Burani, Walter ITA Ferrari 312T-21 B a 8 voltas
Não largaram
Smith, Tony GBR Williams FW06 B motor
Hartley, Steve GBR Arrows A6-4 D caixa de marchas
Campeonato:
1 Folch, Joaquin ESP 17
2 D’Aubreby, Patrick FRA 14
3 Verdon-Roe, Bobby GBR 11
4 Meyrick, Peter GBR 10
5 Sayles, Terry GBR 9
5 Kinch, Rowland GBR 9
5 Kubota, Katsu JAP 9
8 Eyre, Richard GBR 7
9 Synter, Frank GBR 6
9 Gallego, Rodrigo POR 6
9 Meyrick, Andy GBR 6
12 Kogan, Abba BRA 5