F-3 Brazil Open: Edição 2013 será novamente em janeiro, e vai homenagear o piloto João Leme

Evento chega ao seu quarto ano como principal torneio de pré-temporada na categoria e vai premiar, além do vencedor da prova final, o piloto mais combativo do fim de semana

A temporada da Fórmula 3 em 2013 já tem data para começar. Será entre os dias 17 e 20 de janeiro, com a realização da quarta edição do F-3 Brazil Open no autódromo de Interlagos, em São Paulo. O evento, idealizado pelo ex-piloto Roberto Mourão, foi criado com foco na pré-temporada dos pilotos que disputam as mais variadas categorias do automobilismo ao redor do mundo. Ao passo em que o hemisfério norte sofre com os rigorosos invernos, que chegam a impedir a realização de treinos por causa da neve, a competição brasileira surge com grandes atrativos para a preparação dos pilotos.

Não Á  toa, as três primeiras edições foram vencidas por pilotos que, posteriormente, competiram na Europa. Primeiro o norte-irlandês William Buller, que disputou o Open como preparação para a F-3 Inglesa. Nos dois últimos anos, o vencedor foi Lucas Foresti – que disputou a F3 inglesa e a World Series by Renault nas duas últimas temporadas.

Entre as novidades previstas para esta quarta edição, os organizadores do F-3 Brazil Open já oficializaram uma premiação paralela Á  disputa pela vitória da corrida final – que define o campeão do torneio. Em 2013, os competidores serão avaliados por uma comissão de jornalistas que acompanham a categoria. Esse grupo vai eleger o piloto mais combativo do evento, que receberá o Troféu João Leme.

A premiação é uma homenagem ao piloto da cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo, que faleceu em fevereiro deste ano depois de lutar contra um câncer de medula. João disputou a temporada 2011 da F-3 Sul-Americana e, mesmo durante o severo tratamento da doença, não deixou as pistas.

“O João foi um grande exemplo de garra e de determinação que nosso automobilismo acompanhou recentemente. Infelizmente ele nos deixou jovem, mas esse legado de ser combativo e não se deixar vencer deve servir de exemplo. Por isso instituÁ­mos esse prêmio. Vamos reconhecer o piloto for mais combativo dentro da pista para superar as adversidades, sem, no entanto, abrir mão do espÁ­rito esportivo”, comentou Roberto Mourão, promotor do torneio.

Realizado sempre em meio Á s comemorações do aniversário da cidade de São Paulo (em 25 de janeiro), o F-3 Brazil Open tem um formato de disputa bastante peculiar. Ao longo de quatro dias de competição, os pilotos disputam corridas eliminatórias, pré-final e final – sendo que o resultado desta última é o mais importante, já que seu vencedor é declarado campeão, independentemente dos resultados anteriores. Entre os nomes que já estão confirmados para a quarta edição do evento, estão o brasiliense Felipe Guimarães (ex-A1GP e GP3 Series) e o venezuelano Roberto La Rocca, campeão da F-2000 nos Estados Unidos.