F-3 Inglesa: Para Yann Cunha, temporada começa em uma das pistas mais desafiadoras do mundo

Monza, na Itália, recebe as três primeiras provas do ano neste final de semana

A temporada 2011 do Campeonato Inglês de Fórmula 3 começa neste final de semana com uma das quatro rodadas que fazem dele um certame internacional. O circuito de Monza, no norte da Itália, recebe entre os dias 16 e 17 de abril as três primeiras corridas do ano – que marcam, também, a estreia do brasiliense Yann Cunha no automobilismo Europeu.

Campeão da Fórmula 3 Sul-Americana no ano passado, Yann Cunha tem como desafio agora o principal torneio de Fórmula 3 do mundo. O Campeonato Britânico é considerado a principal categoria de base do automobilismo mundial, e revelou nomes como Jackie Stewart (campeão da categoria em 1964); Nelson e Nelsinho Piquet (campeões, respectivamente, em 1978 e 2004); Ayrton Senna (campeão em 1983); Mika Hakkinen (campeão em 1990) e Gil de Ferran (campeão em 1992).

“Acho que o Campeonato Britânico é a melhor maneira de ingressar no automobilismo Europeu”, ressaltou Yann Cunha. “É um campeonato muito difícil, mas isso é um ponto muito positivo no desenvolvimento do piloto. E também é onde todos estão de olho e quem se destacar pode colher bons frutos no futuro”, avaliou o piloto brasiliense.

O tempo de prática em pista é um diferencial na formação dos pilotos da Fórmula 3 Inglesa. Considerando apenas as corridas do calendário – fora testes particulares – serão 30 provas em 10 pistas diferentes, sendo algumas delas usadas também pela Fórmula 1, como Monza, Nurburgring e Spa-Francorchamps.

“O objetivo nesta primeira fase é aprender. Apesar de ser a mesma categoria, o carro é bastante diferente daquele com o qual corri na F-3 Sul-Americana. Mudam, principalmente, os motores e os pneus. Quero me adaptar o mais rápido possível, também, ao estilo das provas e ao método de trabalho da equipe”, contou Yann, que desde o início do ano faz sua preparação junto da equipe T-Sport.

O time já foi a casa do brasileiro Gabriel Dias e do mexicano Sergio Perez – atual piloto da equipe Sauber de Fórmula 1 -, e é, atualmente, uma das equipes que utilizam motores Volkswagen na F-3 Inglesa. Fundada em 2001, a estrutura é chefiada por Russel Eacott, que antes de gerenciar sua própria equipe comandou a Portman Arrows na F-3 e na F-3000.

A etapa de abertura da temporada 2011 começa no sábado com um treino livre, um treino classificatório e a primeira das três corridas do final de semana. Confira a programação (horários de Brasília) e o calendário da categoria:

Sábado – 16/4
4h – Treino livre
7h50 – Classificação
11h40 – Corrida 1

Domingo – 17/4
4h – Corrida 2
7h15 – Corrida 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *