F-3 Japonesa: Suzuki conquista terceira vitória consecutiva na temporada

Brasileiro venceu corrida de estréia no circuito de Sugo e assumiu a vice-liderança da competição

O brasileiro Rafael Suzuki conquistou neste sábado, no Sports Land Sugo, sua terceira vitória consecutiva na Fórmula 3 Japonesa. Segundo colocado no grid, ele assumiu a ponta logo na largada e manteve a posição até a bandeirada final.

Suzuki havia vencido as duas corridas realizadas em Okayama há cerca de um mês, e voltou ao alto do pódio em sua estréia no circuito que integra o complexo de esportes a motor construído pela Yamaha nos anos 1970.

O brasileiro ressaltou a importância de ter conquistado a primeira posição logo na largada, e creditou a essa manobra boa parte do sucesso obtido na etapa de hoje.

“A corrida deste sábado exigiu muita concentração, já que a maior diferença que consegui abrir para o segundo colocado foi de 0s7. Durante a maior parte das voltas cruzamos a linha de chegada separados por dois ou três décimos de segundo, então qualquer erro meu poderia ter significado a perda da liderança. Posso não ter tido o carro mais rápido da etapa de hoje, mas meu equipamento esteve muito constante e isso foi fundamental para que eu não cometesse nenhum erro”, disse Suzuki, que estabeleceu a quarta melhor volta do dia.

Com a vitória de hoje Rafael Suzuki reassumiu a vice-liderança da competição, posição que já havia ocupado no início do ano. Restando apenas três corridas para o fim do calendário, Suzuki tem boas chances de terminar a temporada como vice-campeão. Mas garante que não fará as próximas corridas pensando apenas no campeonato.

“É muito bom reassumir a vice-liderança, mas meu foco continua sendo a busca por vitórias. Se surgirem situações em que eu precise arriscar um pouco mais para vencer, vou arriscar. Quero muito disputar a primeira posição nas últimas três corridas, embora eu admita que, ao menos na prova de amanhã, vai ser difícil repetir esse resultado”, comentou o brasileiro.

Neste domingo, Rafael Suzuki sai na terceira posição do grid em Sugo, um resultado que, aliado ao fato dele não ter tido o carro mais rápido da pista neste sábado, diminui suas chances de chegar ao alto do pódio.

“Se hoje larguei bem, no domingo vou precisar largar muito melhor para ganhar duas posições logo no início. Essa é uma pista que tem curvas de alta, e isso dificulta as ultrapassagens, em especial em categorias que dependem muito da aerodinâmica, como a Fórmula 3. Por isso acredito mais uma vez que a primeira curva possa decidir muita coisa amanhã”, encerrou o brasileiro.

A 13a etapa da Fórmula 3 Japonesa terminou assim:
1) Rafael Suzuki, 18 voltas em 23min06s081
2) H.Yamauchi, a 0.685
3) Y.Kunimoto, a 1.346
4) Alexandre Imperatori, a 12.447
5) N.Gamou, a 21.124
6) D.Sasaki, a 25.518
7) T.Kobayashi, a 25.961
8) K.Miura, a 29.042
9) K.Chiyo, a 29.472
10) Y.Kuroda, a 47.688
11) Gary Thompson, a
12) Y.Morishita, a 48.176
13) T.Noro, a 1’09.497
14) K.Kubota, a 1 volta
15) K.Saga, a 1 volta

Abandonaram:
16) Y.Sekiguchi
17) K.Sato

Os três primeiros no campeonato são:
1) Y.Kunimoto, 133; Rafael Suzuki, 73; Y.Sekiguchi, 68

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *