F-3 Sul-Americana: Temporada 2011 começa no próximo final de semana no Velopark

Categoria deve passar por fase de renovação com a chegada de uma nova geração de pilotos

A temporada 2011 da Fórmula 3 Sul-Americana começa no próximo fim de semana (25 a 27 de março) no Autódromo do Velopark, localizado no município de Nova Santa Rita, a 40 km de Porto Alegre. E a expectativa de equipes e organizadores é que o principal campeonato de monopostos do continente ganhe novas rostos em 2011.

Com o final da temporada 2010, a F-3 Sul-Americana se despediu de uma geração marcada por pilotos como Yann Cunha, Bruno Andrade e Lu Boesel, que disputaram integral ou parcialmente os últimos três campeonatos da categoria – e que agora partem para novos desafios no automobilismo internacional.

Dessa forma, o grid da F-3 passa a contar com novos nomes, que chegam à categoria oriundos do kart e da divisão Light da própria Fórmula 3. Entre eles, destaque para a estreia de João Leme, piloto de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, que estreia na categoria depois de passar pelo kart.

“Primeiro quero terminar as corridas, para depois começar a pensar em conquistar pontos, pódios e vitórias, sempre de uma forma natural e gradual. Esta é minha escala, mas o objetivo principal será aprender muito”, comentou o piloto da equipe Hitech Racing.

Para os chefes de equipe, a renovação do grid da Fórmula 3 Sul-Americana representa um ciclo natural da categoria, que serve justamente como passagem de aprendizado entre o kart e os campeonatos no exterior.

“Esse é um movimento natural nas categorias de base, já que os pilotos passam uma ou duas temporadas correndo no continente, e depois seguem para a Europa ou para os Estados Unidos. Alguns pilotos dessa nova safra já tiveram a oportunidade de correr contra os mais experientes e, naturalmente, devem se destacar ao longo do ano enquanto os mais novos aprendem”, apontou Augusto Cesário, chefe de equipe nove vezes campeão da F-3 Sul-Americana com seus pilotos.

A ‘turma’ de 2011 dessa categoria escola vai contar ainda com o mineiro Guilherme Silva fazendo sua primeira temporada completa. Piloto da equipe Hitech Racing, Silva estreou na F-3 em novembro do ano passado, quando disputou as duas últimas etapas do campeonato na preliminar do GP Brasil de Fórmula 1. O paulista Bruno Bonifácio integra a lista de estreantes competindo pela classe Light com os carros da Cesário Fórmula.

Entre os veteranos, destaque para o paulista Fabiano Machado que parte para seu segundo ano na categoria. Ele estreou na metade do campeonato 2010 e venceu quatro corridas – entre elas, a etapa de encerramento em São Paulo. Machado será companheiro de Fernando Kid, piloto de Belo Horizonte (MG), na equipe Cesário Fórmula. Kid é o atual campeão da classe Light no Sul-Americano.

Outro remanescente da geração de Cunha, Boesel e Andrade é o paranaense Leonardo Souza, que também já venceu corridas na categoria e volta ao cockpit do carro da equipe Kemba Racing depois de dar lugar à jovem promessa da F-Future, João Jardim, no F-3 Brazil Open – realizado em janeiro em São Paulo.

“O Campeonato Sul-Americano é uma excelente preparação para os pilotos nessa fase de transição entre o kart e o automobilismo internacional. É um campeonato de alto nível técnico, onde a experiência de já ter disputado outras temporadas faz muita diferença”, avaliou o paranaense.

A temporada 2011 da Fórmula 3 Sul-Americana começa no Rio Grande do Sul e, até o mês de outubro, vai passar por estados como Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Distrito Federal – além de provas na Argentina e no Uruguai. Confira o calendário completo da categoria:

Calendário 2011*
26 e 27 de março, Nova Santa Rita (RS)
28 e 29 de maio, Londrina (PR)
18 e 19 de junho, Rio de Janeiro (RJ)
16 e 17 de julho, Caruaru (PE)
27 e 28 de agosto, São Paulo (SP)
10 e 11 de setembro, Curitiba (PR)
25 e 26 de setembro, Rosário (Argentina) **
01 e 02 de outubro, Piriápolis (Uruguai)
29 e 30 de outubro, Brasília (DF)

*sujeito a alterações
** a confirmar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *