Testes desta semana passaram pela pista de Varano, na Itália. Até 31 de maio, equipes podem trabalhar livremente no desenvolvimento dos carros.
A Fórmula Abarth, campeonato criado na Itália nesta temporada, vai se firmando como um dos melhores formadores de jovens talentos da Europa. Pelo fato de os carros serem novos – desenhados exclusivamente para a categoria pela fabricante Tatuus -, os organizadores liberaram as equipes para testes até o dia 31 de maio. E os maiores beneficiados com a medida foram, na verdade, os pilotos da categoria. Em sua maior parte estreantes no automobilismo, os competidores da F-Abarth vão ganhando quilometragem com os monopostos nas pistas mais importantes da Itália.
Entre os nomes que estão aproveitando a oportunidade está o brasileiro Victor Guerin. Em sua primeira temporada na Europa depois de ter passado pelo kart brasileiro e pela Fórmula 3 Sul-Americana Light, o piloto paulista vem se destacando a cada treino da Fórmula Abarth. Depois de liderar alguns testes da pré-temporada e ser o segundo mais rápido nos ensaios da última semana, Guerin voltou a andar entre os primeiros – desta vez em Varano.
“Novamente foi um dia de muito aprendizado, especialmente por causa da chuva na parte da manhã, que me permitiu aprimorar minha pilotagem com a pista molhada”, destacou o brasileiro. “O carro tem motores turbinados, então a potência é despejada com muita força e, na chuva, fica um pouco mais difÁcil pilotar. Houve uma melhora no carro e hoje, ao contrário do que ocorria no inÁcio da pré-temporada, a potencia está mais gradual. Mas, mesmo assim, ainda se trata de um motor turbo”, apontou Guerin.Â
Nos testes desta semana, Victor fechou o dia com o terceiro melhor tempo, atrás apenas do italiano Raffaele Marciello e de Kevin Gilardoni. Na parte da manhã do treino, que teve sua maior parte realizada com piso molhado, Guerin chegou a ser o mais rápido, quando as condições da pista estavam piores. A segunda etapa do campeonato italiano de Fórmula Abarth está marcada para os dias 05 e 06 de junho na pista de Magione.
Confira o resultado final dos treinos desta semana em Varano:
Treino da manhã
1 – Raffaele Marciello – JD – 1’19″854Â
2 – Victor Guerin – JD – 1’21″243Â
3 – Mans Grenhagen – Jenzer – 1’21″667Â
4 – Eddie Cheever – Jenzer – 1’21″945Â
5 – Jordi Cunill – Prema – 1’22″965Â
6 – Gilles Pagani – Alan – 1’23″033Â
7 – Zoel Amberg – Jenzer – 1’23″157Â
8 – Mario Marasca – PKF – 1’23″554Â
9 – Riccardo Agostini – Prema – 1’23″560Â
10 – Kevin Gilardoni – Cram – 1’23″597Â
11 – Stefano Colombo – RP – 1’23″756Â
12 – Emanuele Zonzini – Diegi – 1’24″464Â
13 – Matteo Davenia – Cram – 1’24″631Â
14 – Cristiano Marcellan – Europa Corse – 1’24″892Â
15 – Marco Moscato – Line Race – 1’25″296Â
16 – Matteo Beretta – TP – 1’26″324Â
17 – Mirko Merillo – ARM – 1’30″126Â
Treino da Tarde
1 – Raffaele Marciello – JD – 1’04″766Â
2 – Kevin Gilardoni – Cram – 1’05″355Â
3 – Victor Guerin – JD – 1’05″432Â
4 – Jordi Cunill – Prema – 1’05″574
5 – Mans Grenhagen – Jenzer – 1’05″599Â
6 – Zoel Amberg – Jenzer – 1’05″634Â
7 – Eddie Cheever – Jenzer – 1’05″705Â
8 – Riccardo Agostini – Prema – 1’05″935Â
9 – Stefano Colombo – RP – 1’06″517Â
10 – Cristiano Marcellan – Europa Corse – 1’06″753Â
11 – Matteo Beretta – TP – 1’06″903Â
12 – Mario Marasca – PKF – 1’07″143Â
13 – Matteo Davenia – Cram – 1’07″199Â
14 – Gilles Pagani – Alan – 1’07″322Â
15 – Emanuele Zonzini – Diegi – 1’08″289Â
16 – Mirko Merillo – ARM – 1’12″787Â
17 – Matteo Torta – Alan – 1’20″443Â
18 – Marco Moscato – Line Race – 1’21″648