F3 Sulamericana: Brasiliense Yann Cunha aprova novidades da temporada

Para piloto da Bassan Motorsport, realização de três corridas no fim de semana, inversão do grid de largada e pontuação similar à da Fórmula 1 devem tornar temporada 2010 a mais emocionante dos últimos anos.

A temporada 2010 da Fórmula 3 Sul-Americana começa neste fim de semana, em Brasília, repleta de novidades. E coloca em prática um sistema de disputas até então inédito no Brasil.
Com três corridas previstas para cada rodada, a categoria passará a ter uma largada a mais por fim de semana, um aumento de 50% sobre o numero praticado até o ano passado.
A novidade é a mais significativa entre as inúmeras mudanças promovidas pelos organizadores do evento, que prometem devolver à Fórmula 3 o status de grande evento de base do automobilismo brasileiro.
Na opinião do brasiliense Yann Cunha, a novidade é bem-vinda, em especial pelo fato de proporcionar uma chance maior de aprendizado aos pilotos. 
“Achei a proposta muito inteligente, porque na prática ela troca um treino de classificação por uma corrida. Isso é positivo, porque, assim como costumam dizer no futebol e em outras modalidades, treino é treino, jogo é jogo”, comentou o brasiliense.
Na opinião de Yann Cunha, o fato da categoria não impedir testes particulares dá às equipes a chance de desenvolverem seus carros no intervalo entre as etapas. E permite que os pilotos possam, da mesma maneira, desenvolver suas habilidades ao longo do campeonato.
“Vamos aprender muito mais disputando freadas, repetindo procedimentos de largada e controlando o consumo de pneus durante a prova, por exemplo, do que somente buscando uma única volta rápida num treino de classificação”, acrescentou.
Grid invertido – Além da mudança no sistema de disputa, a Fórmula 3 Sul-Americana chega a Brasília com outras duas novidades que agradaram ao piloto brasiliense. Uma delas é a inversão do grid de largada da primeira para a segunda corrida do fim de semana, seguindo os moldes de categorias como a GP2 e a GP3.
“Acredito que o aprendizado proporcionado pela Fórmula 3 neste ano será ainda maior com a inversão do grid na segunda corrida, porque alinha a categoria aos campeonatos europeus que estão na sequência da carreira de um piloto. E, novamente, de uma forma justa e inteligente”, disse Cunha.
Para o brasiliense, o fato de as posições conquistadas no único treino classificatório do fim de semana serem preservadas na corrida de domingo a tarde, a única transmitida ao vivo pela Rede TV!, valoriza o treino classificatório e a busca pela pole position.
“O treino classificatório vai formar o grid de largada da primeira e da terceira corridas do fim de semana”, disse Yann Cunha. “Na segunda, largamos nas posições que chegarmos na prova de abertura da rodada, com os seis primeiros partindo em posições invertidas”, explicou.
Candidato ao título – Estreando na Fórmula 3 Sul-Americana pela Bassan Motorsport depois de ter sido terceiro colocado no Fórmula 3 Brazil Open – torneio internacional realizado no mês de janeiro, em São Paulo -, Yann é um dos favoritos ao título da competição.
Com uma temporada de experiência, ele chega bem preparado após uma bateria de testes por praticamente todas as pistas do campeonato. A já começa a olhar para o que acontece na Fórmula 1 para projetar sua temporada.
Isso porque, integrando o pacote de novidades para este ano, a Fórmula 3 terá um novo sistema de pontuação, que segue o formato introduzido na categoria máxima em 2010. No novo sistema, os dez primeiros colocados marcam pontos, respeitando a sequencia 25-18-15-12-10-8-6-4-2-1.
“A temporada da Fórmula 1 está nos ensinando que, com este sistema, a vitória ganha mais importância, assim como o segundo e o terceiro lugares. Chegar da sexta posição em diante não terá muito reflexo na tabela, então acredito que a busca pelo pódio tenha ainda mais valor”, encerrou.
Confira a programação da etapa de Brasília da nova Fórmula 3 Sul-Americana:
Sexta-feira (14/05) 
– 10h00 – 10h45: 1º treino livre F3 Sul-americana e Fórmula 3 Light
– 14h00 – 14h45: 2º treino livre F3 Sul-americana e Fórmula 3 Light
Sábado (15/05) 
– 10h00 – 10h30: Treino Classificatório Provas 1 e 3 – F3 Sul-americana e Fórmula 3 Light
– 14h30: largada 1ª etapa F3 Sul-americana e Fórmula 3 Light
Domingo (16/05)
– 10h25: largada 2ª etapa F3 Sul-americana e Fórmula 3 Light
– 14h50: largada 3ª etapa F3 Sul-americana e Fórmula 3 Light

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *