F-BMW Norte-Americana: Marco Santos disputa prova em circuito de rua

Em seu primeiro ano competindo com monopostos, o catarinense Marco Santos (New Line / Feel Free / Worldpan) tem enfrentado diversos desafios. Depois de competir no kart por alguns anos, a experiência de disputar provas com um carro da Fórmula BMW nos Estados Unidos é apenas o principal deles.

Duas provas preliminares da Fórmula 1, no Canadá e nos Estados Unidos, fazem parte desta lista e neste final de semana, em San Jose, ele enfrentará mais um desafio, o de disputar sua primeira corrida em circuito de rua.

“Será uma experiência nova, diferente. A concentração tem que ser ainda maior, porque qualquer erro é muro na certa. O importante é achar um bom ritmo, sem abusar para não correr muitos riscos”, avalia Marco Santos, que compete pela equipe Haberfeld & Walker.

Outro fator de motivação para Marco Santos é o fato de, desta vez, a prova ser preliminar da Champ Car e de ter também corridas da Fórmula Atlantic, outras duas categorias onde sua equipe compete. “Vai ser muito legal. Vou poder trocar experiências com os outros pilotos da equipe nestas categorias e aprender um pouco mais. Além disto, toda a equipe Walker vai estar lá, com todos os seus componentes”, comemora o piloto de Blumenau.

Como Marco está fazendo sua estréia no automobilismo americano, todas as provas são estréias nas pistas pelas quais a categoria passa. E em San Jose não poderia ser diferente. “No primeiro ano é assim. Estréia a cada corrida, pista desconhecida. Mas eu tenho tentado suprir este problema assistindo corridas anteriores da ChampCar e da própria Fórmula BMW nestas pistas. É uma medida que tem me ajudado muito”, disse o piloto New Line / Feel Free / Worldpan.

Nos últimos testes coletivos que realizou, Marco Santos ficou com o 6º lugar. “Eu poderia ter terminado em 3º, segundo a própria telemetria do meu carro, mas cometi um pequeno erro que me jogou para o sexto lugar”, contou ele. O resultado, porém, fez com que o otimismo do catarinense aumentasse e a expectativa para esta nova rodada dupla é terminar entre os cinco primeiros. “Esta é a idéia e acho que poderemos alcançar este objetivo”, finalizou.

A programação desta quinta rodada dupla, válida pelas 9ª e 10ª etapas, prevê treinos oficiais, duas tomadas de tempos de 30 minutos cada (uma para cada largada) e uma corrida no sábado e outra no domingo.