F-BMW: Terceira fase do BMW Scholarship começa nesta quarta-feira em Valência

Jovens pilotos de diversas partes do mundo buscam o apoio da montadora alemã para a temporada de 2008 da Fórmula BMW.

A edição de 2007 do BMW Scholarship terá prosseguimento nesta quarta e quinta-feira em Valência, na Espanha, quando será avaliado o terceiro e último grupo de pilotos que buscam o apoio da montadora alemã para a temporada de 2008 da Fórmula BMW.

Tendo como proposta oficial oferecer aprendizado a jovens vindos do kart, o BMW Scholarship é, na prática, uma seletiva realizada com pilotos de 14 a 18 anos de idade, cujo objetivo é revelar talentos que possam ser apoiados pela montadora até categorias superiores.

A edição de 2007 foi dividida em três grupos, que passam dois dias cada no circuito espanhol cumprindo um cronograma de aulas práticas e teóricas com ex-pilotos de competição. Aos alunos que mais se destacarem serão oferecidos R$ 150 mil, que devem ser usados na F-BMW em 2008, além de um contrato com a montadora.

Nos três grupos houve, ou haverá, a participação de pilotos brasileiros. A esperança de um bom resultado para o país nesta terceira fase é o paulista Henrique Martins (Grupo Agrenco/Terlogs/ Cargonave), Campeão Paulista Light de Kart pela categoria Júnior e atual vice-líder da categoria Shifter Kart no estadual.

Aos 14 anos de idade, ele acumula cinco temporadas de experiência no kart, e há pouco mais de um mês fez sua estréia em monopostos em testes particulares realizados na França. “Tive uma boa escola no kart, principalmente na categoria Shifter, que tem as reações bem parecidas com as de um fórmula”, declarou o piloto. “Acredito que eu possa disputar a final porque só podem participar do Scholarship pilotos que ainda não tenham estreado no automobilismo. Isso tende a equilibrar a disputa, embora praticamente todos os participantes já tenham feito testes particulares para conhecer o carro”, acrescentou Henrique.

Os pilotos que mais impressionarem os instrutores nesse período classificatório serão reconvocados para a fase final da seletiva, que também será realizada em Valência. No primeiro dos dois dias do BMW Scholarship os pilotos terão aulas teóricas sobre pilotagem, que incluem lições específicas para trocas de marcha, utilização dos freios e trajetória em curvas. Só na quinta-feira, portanto, é que o grupo vai à pista para as aulas e testes práticos.

Bom momento – Henrique Martins viaja para o BMW Scholarship em um bom momento da temporada. No último fim de semana, ele conquistou sua primeira pole position na Shifter Kart, categoria disputada por pilotos com passagem pelo automobilismo, entre eles Danilo Dirani.

Largando na ponta, Henrique manteve a liderança no início da prova, e recebeu a bandeirada em segundo, atrás de Dirani e logo à frente de André Sousa. Com este resultado, ele se aproximou de Rafael Suzuki na primeira posição da tabela, e abriu vantagem sobre Sousa, que ocupa o terceiro lugar.

“Ter conquistado um resultado positivo em minha última corrida de kart antes de embarcar para o BMW Scholarship é, sem dúvida, algo muito positivo. Mas lá o desafio será um pouco diferente. Existe uma boa chance de eu voltar para casa com uma vaga na final, e de lá posso sair com um contrato com a BMW, que já levou alguns pilotos até a Fórmula 1. Nada pode ser mais motivador para um piloto que está saindo do kart do que uma chance como esta”, encerrou Henrique.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *