F-BMW: Vilarinho está na final mundial em busca de um teste de F1

Vinte e um garotos do mundo inteiro voltaram seus olhos para a pista do Autódromo Hermanos Rodriguez, no México, para assistir ao teste do austríaco Philipp Eng com o carro de Fórmula 1 da equipe BMW Sauber.

O treino foi concedido ao piloto, de apenas 18 anos, nesta quinta-feira (5), por sua vitória na Final Mundial da Fórmula BMW em 2007. Um objetivo que todos eles passam a buscar nesta sexta-feira (5), primeiro dia de treinos para a 4ª edição do evento. Na lista de inscritos, apenas um brasileiro, Giancarlo Vilarinho.

Será ele o representante do país na disputa contra os pilotos que chegam da Fórmula BMW Americana, Fórmula BMW Asiática e Fórmula BMW Européia. E se vencer a corrida decisiva terá a chance de se tornar o brasileiro mais jovem a testar um carro de Fórmula 1, no ano que vem, quando tiver 17 anos. A marca superaria a alcançada por Nelsinho Piquet, que treinou pela Williams aos 18 anos, em 2003. Seria o caminho mais curto para a realização do sonho de Giancarlo Vilarinho. Mas nem por isso mais suave.

O brasileiro disputa apenas sua primeira temporada no automobilismo, foi o 6º colocado na F-BMW Americana, com quatro pódios, e terá pela frente concorrentes mais experientes como os campeões europeu, Esteban Gutierrez, e americano, Alexander Rossi. Para impedir que os mais novos sejam prejudicados na disputa, os organizadores da Final Mundial da Fórmula BMW Americana limitam ao máximo as mudanças na parte técnica. Oferecem a todos a relação de acertos do carro para o circuito e nada mais pode ser mexido.

“Nós queremos os pilotos mais talentosos, não aqueles que têm mais experiência ou maior orçamento”, justifica Mario Thiessen, chefe da equipe BMW Sauber de Fórmula 1. Além das regras, é a própria experiência adquirida durante sua primeira temporada no automobilismo e o formato da Final Mundial que fazem Giancarlo Vilarinho acreditar que pode ganhar o teste na Fórmula 1. “Aprendi muito nesta temporada, não parei de evoluir e acredito que estou perto de começar a ganhar corridas”, afirma.

No campeonato de 2008, seu melhor resultado foi o segundo lugar na preliminar do GP do Canadá de Fórmula 1. “Não haveria primeira vitória mais especial do que aqui. Com certeza, a Final Mundial da Fórmula BMW é o caminho mais curto para um teste na Fórmula 1. Seria a realização de um sonho e vou lutar por ele”, conta. “Apesar de ainda não conhecer a pista, teremos uma seqüência boa de treinos, acho que terei oportunidade de me adaptar bem até a tomada de tempo”, analisa.

De fato, serão quatro sessões livres. Daí, virá a tomada de tempo, que serve para definir as posições de largada para as provas de aquecimento. Serão três, no total, todas elas com 25 minutos de duração. Os pilotos vão somando pontos para uma tabela que, aí sim, serve para definir as posições dos pilotos para o início da corrida decisiva. O vencedor desta prova, no domingo, ganha a chance de testar o carro de Fórmula 1 no ano seguinte, como aconteceu com Philipp Eng.

Os vencedores da Final Mundial da Fórmula BMW:
2005      Marco Holzer (ALE)                      Bahrein
2006      Christian Vietoris (ALE)                 Espanha
2007      Philipp Eng (AUT)                         Espanha

Os inscritos para a Final Mundial da Fórmula BMW:
2 Mikael Grenier (CAN), Apex-HBR Racing Team
5 Gianmarco Raimondo (CAN), Autotecnica
6 Maxime Pelletier (CAN), Autotecnica
7 Velibor Jovanovic (SER), Dams Team
8 Jim Pla (FRA), Dams Team
9 Thomas Hillsdon (ING), Eiffelland Racing
10 Jazeman Jaafar (MAL), Eiffelland Racing
11 David Mengesdorf (ALE), Eiffelland Racing
12 William Buller (ING), EuroInternational
14 Daniel Juncadella (ESP), EuroInternational
15 David Ostella (CAN), EuroInternational
16 Alexander Rossi (EUA), EuroInternational
17 Doru Sechelariu (ROM), EuroInternational
18 Giancarlo Vilarinho (BRA), EuroInternational
19 Gabriel Chaves (COL), Euro Junior Team
20 Alfonso Toledano (MEX), Euro Junior Team
21 Michael Christensen (DIN), Josef Kaufmann Racing
22 Esteban Gutierrez (MEX), Josef Kaufmann Racing
23 Facundo Regalia (ESP), Josef Kaufmann Racing
24 Ollie Millroy (ING), Motaworld Racing
25 Simon Moss (AFS), Motaworld Racing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *